Mundo

Porta-aviões dos EUA se une a exercícios na Coreia do Sul

Coreia do Norte, que alarmou vizinhos com testes nucleares e lançamentos de mísseis, disse que a chegada da frota faz parte de um plano de atacar o país

Na semana passada, a Coreia do Norte disparou quatro mísseis balísticos no mar na direção do Japão em resposta aos exercícios militares anuais dos EUA com a Coreia do Sul (KCNA/Reuters)

Na semana passada, a Coreia do Norte disparou quatro mísseis balísticos no mar na direção do Japão em resposta aos exercícios militares anuais dos EUA com a Coreia do Sul (KCNA/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 14 de março de 2017 às 08h45.

Seul - A Coreia do Norte alertou os Estados Unidos nesta terça-feira sobre ataques "impiedosos" se uma frota comandada pelo porta-aviões USS Carl Vinson, que está se juntando a forças sul-coreanas para exercícios militares, infringir a soberania ou dignidade do país.

A Coreia do Norte, que alarmou vizinhos com dois testes nucleares e uma séries de lançamentos de mísseis desde o ano passado, disse que a chegada da frota dos EUA faz parte de um "plano temerário" de atacar o país.

"Se eles infringirem a soberania e dignidade da RPDC mesmo que um pouco, as Forças Armadas irão lançar ataques impiedosos ultraprecisos por terra, ar, mar e submarinos", disse a agência oficial de notícias do regime de Pyongyang, a KCNA.

O nome oficial da Coreia do Norte é República Popular Democrática da Coreia.

"Apenas em 11 de março, muitas aeronaves do porta-aviões sobrevoaram uma rota perto de águas e do espaço aéreo territoriais da RPDC para realizar exercícios de lançamento de bombas e fazendo ataques de surpresa em alvos terrestres", disse a KCNA.

Um porta-voz da Marinha dos EUA disse que o Carl Vinson está em uma operação regular e agendada na região, durante a qual participará de exercícios com forças aliadas da Coreia do Sul.

Na semana passada, a Coreia do Norte disparou quatro mísseis balísticos no mar na direção do Japão em resposta aos exercícios militares anuais dos EUA com a Coreia do Sul, que o Norte diz ser uma preparação para guerra.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Índia proíbe aplicativos utilizados por milhões de pessoas, mas que você nunca ouviu falar

Itamaraty diz que acompanha relatos de cobrança de impostos da Venezuela a produtos brasileiros

Brasil melhora posição entre os passaportes mais poderosos do mundo em 2025; veja ranking

George Santos, ex-deputado dos EUA e filho de brasileiros, é preso após se entregar à polícia