Mundo

Por que o Papa Francisco parou de assistir TV nos anos 1990?

Fã de futebol, pontífice fez voto para ficar longe da televisão após ver 'cena sórdida'

Papa Francisco, em imagem de arquivo (Remo Casilli/Pool)

Papa Francisco, em imagem de arquivo (Remo Casilli/Pool)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 22 de abril de 2025 às 14h55.

Embora seja um fã declarado de futebol, o Papa Francisco parou de ver partidas ao vivo pela TV há 35 anos. Desde 1990, ele não assiste televisão, com raras exceções.

A revelação foi feita no livro "Esperança", autobiografia do papa lançada no começo deste ano.

"Eu não assisto televisão desde 1990, para respeitar um voto que fiz à Virgem de Carmen na noite de 15 de julho daquele ano", escreveu o papa.

"Naquela noite, eu estava com minha comunidade em Buenos Aires. Estávamos assistindo à TV, e apareceu uma cena sórdida na tela, que me ofendeu profundamente. Me levantei e saí", prosseguiu. Ele não detalhou que cena sórdida seria essa.

Francisco escreveu que no dia seguinte ele seria transferido para Córdoba, e viu isso como um sinal para se afastar da TV.

Tabela de papel

"Durante a missa, fiz um voto à Nossa Senhora, e desde então, essa promessa teve apenas poucas exceções: no dia 11 de setembro, por exemplo, ou no acidente de avião no aeroporto de Buenos Aires em 1999, pouco mais. Então, não vejo o San Lorenzo jogar uma partida na TV há trinta anos", afirmou.

O papa era um grande torcedor do time de Buenos Aires. Para se informar dos resultados do time, no entanto, ele recebia os resultados e tabelas em papel, que eram deixadas em sua mesa por um guarda suíço, que faz a segurança do Vaticano.

"No ano em que fui eleito para o trono papal [2013], o time venceu o campeonato e, então, pela primeira vez na sua história, a Copa Libertadores. E quando um grupo deles veio me ver alguns dias depois, eu disse a eles: 'Vocês fazem parte da minha identidade cultural'", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoFutebolTelevisão

Mais de Mundo

Quem é o arcebispo brasileiro que ajudará na organização do funeral do Papa Francisco?

Quem são cardeais brasileiros que podem votar no conclave? Conheça Dom Odilo Scherer e outros seis

A Igreja Católica já foi comandada por uma mulher? Conheça a história da 'Papisa Joana'

'Obrigado por me trazer de volta à praça': Vaticano publica relato sobre últimas horas de Francisco