Mundo

Por que a posse do presidente na Argentina é sempre em 10 de dezembro?

Desde a vitória nas urnas, Milei teve apenas 22 dias para realizar a transição de governo com Alberto Fernandez

Milei: ultraliberal assume a presidência do país neste domingo (Luis ROBAYO /AFP Photo)

Milei: ultraliberal assume a presidência do país neste domingo (Luis ROBAYO /AFP Photo)

Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 15h56.

Última atualização em 10 de dezembro de 2023 às 08h18.

O ultraliberal Javier Milei toma posse neste domingo, 10, da Presidência da Argentina pelos próximos quatro anos. Ele venceu a eleição contra o peronista e ministro da Economia, Sergio Massa, em 19 de novembro.

Da vitória até a posse, Milei teve apenas 22 dias para realizar a transição de governo com o presidente Alberto Fernández. Desde então, o ultraliberal anunciou nomes do seu novo governo, como Luis Caputo para o Ministério da Economia, e debate suas primeiras medidas para lutar contra a inflação de três dígitos.

Mas por que a posse na Argentina ocorre menos de um mês após o resultado do pleito ser conhecido? A resposta vem de uma combinação das leis.

O Código Eleitoral da Argentina determina que as eleições para cargos nacionais se realizem no quarto domingo de outubro antes do final dos mandatos.

Já a Constituição argentina exige que o pleito seja realizado dentro dos dois meses finais da conclusão do mandato do presidente atual. E que o segundo turno, caso necessário, seja feito dentro de 30 dias depois do primeiro. Assim, ao somar todas essas regras, o intervalo entre o segundo turno e a posse fica restrito a poucas semanas.

Há também uma questão de tradição. A posse de Raúl Alfonsin, o primeiro presidente após a ditadura no país, foi realizada no dia 10 de dezembro de 1983. Desde então, dos seis presidentes eleitos no país, quatro assumiram a Presidência no dia 10 de dezembro.

Carlos Menem, segundo líder após a redemocratização do país, além de Néstor Kirchner, foram as exceções. Alfonsín renunciou, em meio à uma crise econômica, em 1989. Kirchner assumiu também após uma forte crise, em 2003, depois que a Argentina teve quatro presidentes em menos de dois anos.

Milei será o quarto presidente seguido que assume a Casa Rosada no emblemático 10 de dezembro.

Como será a posse de Milei na Argentina

Milei será empossado em uma cerimônia no Congresso argentino às 11h de domingo. Depois, deve discursar na escadaria em frente ao edifício e ir em desfile aberto até a Casa Rosada. Lá, receberá os cumprimentos de líderes e representantes estrangeiros.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaEleições

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado