Mundo

Por logotipo, Irã ameaça boicotar Olimpíada de Londres

O país islâmico afirma que o símbolo, revelado em 2007, remete à palavra 'Zion', que, em inglês, remete a Jerusalém e ao judaísmo

Londres 2012 (Reprodução)

Londres 2012 (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2012 às 17h23.

São Paulo - O Irã reclamou de forma oficial do logotipo escolhido pelos Jogos Olímpicos de Londres-2012. O país islâmico afirma que o símbolo, revelado em 2007, remete à palavra 'Zion', que, em inglês, remete a Jerusalém e ao judaísmo.

O logo traz os algarismos que compõem o número 2012 de forma estilizada. Assim, na visão iraniana, o '2' pode ser um 'Z', o '0' seria um 'O', o '1' interpretaria o 'I', enquanto o outro '2' poderia ser lido como um 'N' ao contrário.

Como o número aparece escrito com "20" em cima e "12" logo abaixo, uma leitura vertical permitira encontrar um "ZI" e um "ON".

Bahram Afsharzadeh, secretário-geral do Comitê Olímpico do Irã enviou uma carta ao presidente do COI, Jacques Rogge, criticando o emblema e ameaçando inclusive o boicote aos Jogos. "Não há dúvidas de que negligência neste questão pode afetar a presença de alguns países em Londres", diz a carta.

O COI já rechaçou a possibilidade de mudar o logo - também muito criticado por seu valor estético. "Nós recebemos a carta iraniana e a nossa resposta é a seguinte: o logotipo de Londres 202 representa a figura de 2012, nada mais", garantiu o Comitê.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEsportesEuropaIrã - PaísLogotiposLondresMetrópoles globaisOlimpíadasReino Unido

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'