Mundo

Populista Milanovic é reeleito presidente da Croácia, segundo pesquisas de boca de urna

A vitória representa o maior triunfo em uma eleição presidencial desde que a Croácia se tornou independente

Zoran Milanovic é reeleito presidente da Croácia com apoio esmagador nas urnas (DAMIR SENCAR/AFP)

Zoran Milanovic é reeleito presidente da Croácia com apoio esmagador nas urnas (DAMIR SENCAR/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 12 de janeiro de 2025 às 16h04.

Tudo sobreCroácia
Saiba mais

O populista Zoran Milanovic foi reeleito presidente da Croácia neste domingo, conquistando 78% dos votos, de acordo com pesquisas de boca de urna divulgadas pela emissora pública Nova TV. Seu rival, o conservador Dragan Primorac, alcançou apenas 22% dos votos.

A vitória expressiva de Milanovic, candidato do Partido Social Democrata (SDP) e apoiado por nove partidos menores de esquerda e centro, representa o maior triunfo em uma eleição presidencial desde que a Croácia se tornou independente da antiga Iugoslávia, em 1991.

Campanha e resultados

Dragan Primorac, que concorria com o apoio da União Democrática Croata (HDZ) do primeiro-ministro Andrej Plenkovic, não conseguiu superar a popularidade de Milanovic. No primeiro turno, realizado há duas semanas, o presidente reeleito já havia obtido 49% dos votos, próximo da maioria absoluta necessária para evitar o segundo turno.

Duas horas e meia antes do fechamento das urnas, a participação eleitoral era de 35%, um ponto abaixo do primeiro turno, que registrou 46% de comparecimento. Caso essa queda seja confirmada, será a primeira vez na história da Croácia que a participação eleitoral para eleger o presidente ficará abaixo de 50%.

Com a vitória, Milanovic se torna o terceiro presidente da Croácia a cumprir dois mandatos consecutivos de cinco anos desde a independência. Sua reeleição consolida o papel do Partido Social Democrata na política croata, mesmo enfrentando a oposição de uma coalizão conservadora liderada pelo primeiro-ministro.

Acompanhe tudo sobre:CroáciaEleições

Mais de Mundo

Trump anuncia que vai classificar Antifa como organização terrorista

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA