Mundo

Popularidade de Naoto Kan registra alta, mas continua baixa

De acordo com o jornal Nikkei, 27% dos japoneses confiam no primeiro-ministro; número divulgado pelo Mainichi é de 22%, e Asahi, 21%

Premiê japonês, Naoto Kan: 70% criticam governo pelo acidente em Fuksuhima (Koichi Kamoshida/Getty Images)

Premiê japonês, Naoto Kan: 70% criticam governo pelo acidente em Fuksuhima (Koichi Kamoshida/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2011 às 10h05.

Tóquio - O nível de popularidade do primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, registrou leve alta após as catástrofes no país mês passada, mas continua baixa.

Vários jornais publicaram os resultados das primeiras pesquisas realizadas desde o terremoto e tsunami que devastaram o nordeste do país em 11 de março e provocaram o grave acidente da central nuclear de Fukushima Daiichi (Fukushima 1).

De acordo com o jornal econômico Nikkei, 27% dos japoneses confiam no premiê (cinco pontos a mais que a pesquisa de fevereiro), 22% segundo o jornal Mainichi (+3 pontos) e 21% de acordo com o Asahi (sem alterações).

Segundo as pesquisas, o nível de descontentamento chega a 67% (inalterado), 54% (-6 pontos) e 60% (sem alterações), respectivamente.

Os jornais apontam que 70% dos japoneses criticam a administração de Kan sobre a crise em Fukushima Daiichi, cenário de explosões e vazamentos radioativos depois de ter sido atingida por um tsunami de 14 metros de altura.

As críticas ao primeiro-ministro se tornaram mais discretas depois do terremoto de 9 graus e do tsunami que deixaram 28.000 mortos ou desaparecidos.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaJapãoacidentes-nuclearesGoverno

Mais de Mundo

AtlasIntel: Candidata do Partido Comunista lidera eleição no Chile

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão