Mundo

População de Israel considera que guerra não teve vencedor

A maioria dos israelenses acredita que nem Israel nem o Hamas venceu a guerra na Faixa de Gaza, mostra pesquisa


	Tanques israelenses em Gaza: para 54% dos israelenses, nenhuma parte saiu vitoriosa
 (Baz Ratner/Reuters)

Tanques israelenses em Gaza: para 54% dos israelenses, nenhuma parte saiu vitoriosa (Baz Ratner/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2014 às 09h23.

Jerusalém - A maioria dos israelenses acredita que nem Israel nem o Hamas venceu a guerra na Faixa de Gaza, que terminou com um cessar-fogo nesta terça-feira, após 50 dias de bombardeios, segundo uma pesquisa divulgada hoje.

Para 54% dos israelenses, nenhuma parte saiu vitoriosa do conflito, contra 26% que apontam a vitória de Israel e 16% que citam o Hamas.

A popularidade do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu registrou forte queda: 50% dos israelenses se declaram satisfeitos com a maneira como ele administrou a operação "Barreira Protetora", iniciada em 8 de julho, contra 77% há três semanas.

A pesquisa, publicada pelo jornal Haaretz, entrevistou 464 pessoas representativas da população israelense e tem margem de erro de 4,64%.

Segundo outra pesquisa, divulgada na quarta-feira por um canal de televisão, 54% dos israelenses são contrários ao cessar-fogo e 37% favoráveis.

Netanyahu justificou na quarta-feira a decisão de aceitar o cessar-fogo ao destacar que não admitiu nenhuma exigência do Hamas.

De acordo com o primeiro-ministro, "o Hamas nunca teve uma derrota de tal calibre desde sua criação", mas admitiu que "ainda é cedo para saber se a calma vai durar muito tempo".

O acordo de cessar-fogo, mediado pelo Egito, entrou em vigor na terça-feira, após uma guerra que deixou 2.143 mortos do lado palestino.

O exército israelense também registrou as maiores perdas desde a guerra contra o Hezbollah libanês em 2006, com 64 soldados mortos. Seis civis também morreram na batalha.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseFaixa de GazaHamasIsraelPalestina

Mais de Mundo

RFK Jr promete reformular FDA e sinaliza confronto com a indústria farmacêutica

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal