Mundo

População britânica terá aumento de 9,7 milhões em 25 anos

Durante os próximos 25 anos, o número de pessoas que viverão neste país crescerá aproximadamente equivalente à atual população da Suécia


	Reino Unido: por outro lado, segundo suas projeções, a sociedade britânica continuará envelhecendo
 (Getty Images)

Reino Unido: por outro lado, segundo suas projeções, a sociedade britânica continuará envelhecendo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2015 às 09h25.

Londres - A população do Reino Unido aumentará em 9,7 milhões de pessoas nos próximos 25 anos, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

Esta organização explicou que mais de dois terços do aumento projetado, ao passar de 64,6 milhões de pessoas registradas em meados de 2014 a 74,3 milhões em 2039, se deverá à migração líquida e ao impacto indireto da taxa de natalidade.

Segundo esta última projeção, durante os próximos 25 anos o número de pessoas que viverão neste país crescerá aproximadamente equivalente à atual população da Suécia.

A ONS, que divulga estes dados a cada dois anos, também estimou que a população no Reino Unido alcançará 70 milhões antes de meados de 2027 e crescerá 4,4 milhões -o mesmo número de pessoas que conformam hoje o tamanho da Irlanda- na próxima década até chegar a 69 milhões em 2024.

Por outro lado, o citado escritório indicou que, segundo suas projeções, a sociedade britânica continuará envelhecendo, e que uma de cada 12 pessoas terá 80 anos ou mais antes de 2039.

O diretor de análise social da ONS, Guy Goodwin, apontou hoje aos meios de comunicação britânicos que "o crescimento (no Reino Unido) irá a uma taxa mais rápida do que as que vimos anteriormente, principalmente devido ao impacto direto da migração internacional e ao impacto indireto da imigração".

"Apesar disto, a população também será mais velha, pois aqueles que nascem pouco tempo depois da Segunda Guerra Mundial e durante o 'baby boom' dos anos 60 serão os maiores e alcançarão a idade de aposentadoria respectivamente", indicou.

Este especialista acrescentou que "o número de pessoas de 80 anos e de mais idade se multiplicará ao longo dos próximos 25 anos".

Dentro da Europa, só Luxemburgo, Bélgica e Suécia experimentarão altas maiores, embora essas projeções se baseiem em números que foram recopiladas antes da atual crise migratória.

Acompanhe tudo sobre:EuropaONSPaíses ricosReino UnidoTaxa de natalidade

Mais de Mundo

China enfrenta período mais longo de deflação desde anos 1960

Discurso nacionalista, protestos e fotos alteradas: relembre a posse de Trump em 2017

Posse de Trump: Relembre as principais promessas de campanha do republicano

Trump nunca mais poderá concorrer à presidência; entenda