Mundo

Ponteiros do Big Ben vão parar por quatro dias

Ponteiros do conhecido relógio londrino foram desligados para facilitar os trabalhos de limpeza que durarão até o final da semana


	Fogos no Big Ben no ano novo: mecanismo interno do relógio continuará funcionando
 (Getty Images)

Fogos no Big Ben no ano novo: mecanismo interno do relógio continuará funcionando (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2014 às 12h55.

Londres - Os ponteiros do conhecido Big Ben de Londres marcam 12h em ponto desde as 6h (em Brasília) desta segunda-feira, quando o mecanismo do relógio foi desligado para facilitar os trabalhos de limpeza que durarão até o final da semana.

Os milhares de turistas que a cada dia se aproximam do Palácio de Westminster, sede do parlamento britânico e um dos pontos mais visitados da capital britânica, observarão durante esta semana quatro operários suspensos com cordas trabalhando no icônico relógio.

Os encarregados da limpeza dedicarão um dia a cada um dos quatro lados do Big Ben, no alto da Torre de Isabel, de 95,7 metros.

Cada um desses lados é composto por 312 peças de fino vidro de cor branca, montadas em uma estrutura de ferro fundido.

"É um processo complexo que requer verdadeira destreza nas alturas. Contamos com uma equipe de especialistas que se assegurará que o relógio ficará perfeitamente limpo. Trata-se de uma peça do patrimônio nacional que devemos salvaguardar para as futuras gerações", explicou Steve Jaggs, responsável de manutenção do relógio.

Apesar dos ponteiros permanecerem parados até quinta-feira, ou bem até sexta-feira se as condições meteorológicas atrasarem o trabalho, o mecanismo interno do relógio continuará funcionando.

O grande sino de 16 toneladas que dá nome ao Big Ben seguirá marcando as horas com pontualidade britânica, por isso que os operários trabalham com um equipamento especial para isolar o barulho.

Cerca de 10 milhões de turistas e londrinos passam todos os anos no interior da Torre de Isabel, uma visita gratuita para a qual é necessário se inscrever em uma lista de espera que em algumas ocasiões alcança os quatro meses.

O relógio do Big Ben foi inaugurado em abril de 1859, mas não começou a funcionar até finais de maio desse ano porque os ponteiros de ferro originais eram pesados demais e foram substituídos por outros mais ligeiros, de cobre.

Acompanhe tudo sobre:CidadesEuropaLondresMetrópoles globaisPaíses ricosReino UnidoRelógiosTurismo

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô