Mundo

Polônia prende russo suspeito de planejar assassinato de Zelensky

Os promotores disseram que a prisão é o resultado de uma estreita cooperação com os serviços de segurança da Ucrânia, que os avisaram e forneceram provas cruciais

Zelensky: segundo o Ministério Público polonês, o suspeito foi identificado como Pawel K (NurPhoto/Colaborador/Getty Images)

Zelensky: segundo o Ministério Público polonês, o suspeito foi identificado como Pawel K (NurPhoto/Colaborador/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 18 de abril de 2024 às 17h55.

Última atualização em 18 de abril de 2024 às 18h53.

Tudo sobreUcrânia
Saiba mais

A polícia da Polônia prendeu nesta quinta-feira, 18, um homem suspeito de ser um espião a serviço da Rússia e de participar de uma trama para assassinar o presidente da Ucrânia, Volodmyr Zelensky. Segundo o Ministério Público polonês, o suspeito foi identificado como Pawel K e foi preso enquanto tentava passar informações sobre segurança aeroportuária a agentes secretos russos na quarta-feira, 17.

Ainda de acordo com os investigadores da procuradoria, o suspeito pretendia passar informações detalhadas aos russos sobre o funcionamento do Aeroporto Rzeszow-Jasionka, na fronteira entre a Polônia e a Ucrânia e principal ponto de escoamento de ajuda humanitária e militar ao país. Se condenado, ele pode pegar uma pena de 8 anos de prisão.

Os promotores disseram que a prisão é o resultado de uma estreita cooperação com os serviços de segurança da Ucrânia, que os avisaram e forneceram provas cruciais. Ainda não está clara qual a relação entre as informações sobre o aeroporto e o suposto plano contra o presidente da Ucrânia.

Bombardeio russo contra cidade ucraniana de Chernigiv deixa 8 mortos e 18 feridos

Várias pessoas, incluindo um cidadão com dupla nacionalidade, russa e espanhola, foram presas na Polônia sob alegação de espionagem para a Rússia desde que Moscou lançou seu ataque à Ucrânia em fevereiro de 2022.

A Polônia, membro da União Europeia, tem apoiado firmemente a vizinha Ucrânia e Zelenski na luta contra a Rússia por mais de dois anos. Seu governo recentemente alertou para o risco de a Rússia expandir suas agressões militares para outros países da Europa.

Suspeitas também na Alemanha

Na Alemanha, na quinta-feira, 11, os promotores disseram que dois homens russo-alemães foram presos por suspeita de espionagem, um deles acusado de concordar em realizar ataques a alvos potenciais, incluindo instalações militares dos EUA, na esperança de sabotar a ajuda à Ucrânia.

Os dois, identificados apenas como Dieter S. e Alexander J., de acordo com as regras de privacidade alemãs, foram presos na quarta-feira, 10, na cidade bávara de Bayreuth, segundo o Ministério Público Federal da Alemanha.

Acompanhe tudo sobre:Volodymyr-ZelenskyUcrâniaRússia

Mais de Mundo

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido

Eleições na Romênia agitam país-chave para a Otan e a Ucrânia

Irã e Hezbollah: mísseis clonados alteram a dinâmica de poder regional