Mundo

Polônia poderia adotar euro em 2016

Maior país do Leste Europeu emergente tratava a entrada na zona do euro como algo distante


	Polônia pode aderir ao euro
 (Gallup/Getty Images)

Polônia pode aderir ao euro (Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2012 às 16h20.

Varsóvia - A Polônia poderia adotar o euro em 2016, afirmou neste sábado um assessor do presidente do país, encorajando o governo a tomar medidas mais ousadas para se preparar para a possibilidade de aderir a moeda comum.

O maior país do Leste Europeu emergente tratava a entrada na zona do euro como algo distante, mas agora autoridades temem ficar de fora do que vêem como o núcleo da Europa, enquanto a zona do euro entra em seu terceiro ano de crise.

"Segundo os cálculos feitos, o dia 1 de janeiro de 2016 é uma data realista para o acesso da Polônia à zona do euro", disse Roman Kuzniar, em entrevista a uma cadeia de rádio.

"Devemos lembrar que quanto mais demorarmos a entrar, mais difícil será, porque a zona do euro terá se reconstruído. Haverá mais critérios e mais tratados para ratificar para entrar daqui a cinco, seis ou sete anos." Na sexta-feira, o primeiro-ministro, Donald Tusk, disse que, ainda que a adoção do euro possa levar anos, a oportunidade poderia ficar mais distante se a Polônia não tomasse uma decisão nos próximos meses.

Parte da preocupação de Varsóvia é que a zona do euro tenha começado a adotar medidas de longo prazo para se estabilizar em meio a crise. Entre as medidas está a decisão da União Europeia de dar ao Banco Central Europeu (BCE) novos poderes para supervisionar o sistema financeiro.

Sétima economia da União Europeia, a Polônia é o único país do bloco que evitou a recessão causada pela crise mundial.

Porém, o país conseguiu isso graças, principalmente, a uma enorme desvalorização da sua moeda, o que tornou as suas exportações competitivas.

Convencer o país a adotar o euro e abrir mão dessa vantagem não será fácil. Pesquisas mostram que menos de um terço da população é a favor da moeda única.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioEuroEuropaMoedasPolôniaUnião Europeia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'