Mundo

Político é acusado de melhorar próprio verbete na Wikipedia

Jornal The Guardian acusou o presidente do Partido Conservador britânico de editar sua biografia, assim como as dos seus rivais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2015 às 16h05.

Um dos líderes do Partido Conservador britânico, Grant Shapps, foi acusado nesta quarta-feira pelo jornal The Guardian de tentar melhorar seu verbete na Wikipedia e de piorar os textos sobre seus rivais políticos, o que ele negou.

A organização que administra a enciclopédia on-line, a Wikimedia, anunciou que bloqueou a conta de um usuário, "Contribsx", que fez as mudanças nas biografias, por suspeitar de uma identidade falsa.

O caso foi denunciado por um voluntário que atualiza a enciclopédia e que afirmou que a conta estava vinculada à do presidente do Partido Conservador, Grant Shapps, um veterano executivo de marketing.

Shapps negou ter feito as mudanças em vários artigos, o seu e os de rivais políticos.

"É uma das histórias mais ridículas que ouvi durante esta campanha das eleições legislativas de 7 de maio. Absoluta, totalmente carente de fundamento", disse à BBC.

O primeiro-ministro David Cameron, o líder dos conservadores, defendeu Shapps, disse acreditar em seu desmentido e afirmou que ele está fazendo um "grande trabalho".

Acompanhe tudo sobre:BBCEleiçõesEmpresasInglaterraPaíses ricosPartidos políticosPolíticaWikipedia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia