Mundo

Político argentino é acusado de abusar de 2 mil adolescentes

Gustavo Rivas, governador na província de Entre Ríos, foi denunciado por abusar sexualmente de menores de idade entre 1970 e 2010

O acusado é o governador de uma província da Argentina (Clive Rose/Getty Images)

O acusado é o governador de uma província da Argentina (Clive Rose/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 28 de julho de 2017 às 13h31.

Última atualização em 28 de julho de 2017 às 15h19.

Buenos Aires - O ex-candidato a governador na província argentina de Entre Ríos Gustavo Rivas foi denunciado por suspeita de abuso sexual a 2 mil adolescentes, e agora os promotores Lisandro Beherán e Martina Cedrés buscam nesta sexta-feira depoimentos que contribuam com dados para o caso.

Beherán abriu o processo ontem, depois da publicação de uma reportagem na revista "Análisis Digital" intitulada "Os abusos do doutor", que detalha as ações de Rivas supostamente contra 2 mil menores de idade entre 1970 e 2010.

"Ele exibia vídeos pornográficos; os masturbava; praticava sexo oral; penetrava ou colocava objetos no ânus deles, em encontros semanais na sua casa", afirma a publicação.

Gustavo Rivas soube manejar certo poder político, ainda que sem muito sucesso, já que se apresentou como candidato a deputado nacional por Entre Ríos em 1985 e quis ser governador da província em 1987, ainda que nunca tenha vencido. O advogado, que tinha fama de homem culto, foi também presidente do Colégio de Advogados da sua província entre 1985 e 1991.

Após a denúncia, e em declarações ao programa "El Día desde Cero", Rivas disse o caso foi "armado e exagerado" e afirmou que "95% da história é mentira".

O promotor coordenador da Vara de Família, Lisandro Beherán, abriu uma investigação após a divulgação da matéria e encarregou Martina Cedrés para conduzir as investigações.

Martina ordenou duas investigações, uma na casa de Rivas, local onde, segundo a "Análisis Digital", aconteceu a maioria dos abusos, e uma em seu escritório em Gualeguaychú, cidade que deu ao político o título de "cidadão ilustre".

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualArgentina

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky