Mundo

Política belga é despedida depois de tweet sobre acidente

Gaëlle Smet publicou um comentário "de mau gosto" sobre o acidente de trem que aconteceu em Santiago de Compostela


	Acidente de trem em Santiago de Compostela, na Espanha: Gaëlle explicou no jornal "La Libre Belgique" que o tweet foi publicado em sua conta privada, e que não pretendia incomodar ninguém, era só "um pouco de humor negro".
 (REUTERS/Aeromedia.es)

Acidente de trem em Santiago de Compostela, na Espanha: Gaëlle explicou no jornal "La Libre Belgique" que o tweet foi publicado em sua conta privada, e que não pretendia incomodar ninguém, era só "um pouco de humor negro". (REUTERS/Aeromedia.es)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2013 às 14h05.

Bruxelas - Uma conselheira do Partido Liberal Francófono da Bélgica (MR) foi despedida nesta segunda-feira depois de postar no Twitter um comentário "de mau gosto" sobre o acidente de trem que aconteceu em Santiago de Compostela, confirmou à Agência Efe o porta-voz do grupo, Frédéric Cauderlier.

"Os imbecis que marcharam durante semanas para chegar a Compostela ficam sem celebrações por culpa dos que chegavam de trem", publicou Gaëlle Smet em sua conta privada na rede social dia 25 de julho, no dia seguinte ao acidente.

O post provocou protestos entre alguns membros do Movimento Reformador. O comentário "nos chocou", já que é "totalmente contrário à mensagem do partido, que defende o respeito à todas as crenças" e "não podemos permitir a menor ambiguidade" a respeito, explicou o porta-voz.

O partido "lamenta profundamente a terrível tragédia" ocorrida na capital galega e "não pode tolerar essas palavras de alguém que exerce as funções que tinha a ex-conselheira", acrescentou a fonte.

Gaëlle trabalhava há cerca de 8 anos como "assessora em temas relacionados com a neutralidade do Estado" no Centro Jean Gol, uma associação que promove a doutrina do partido liberal francófono.

Segundo o porta-voz, a ex-conselheira reconheceu em reunião esta segunda-feira com o presidente do partido, Charles Michel, que sua mensagem "tinha sido um erro e que era difícil seguir na função depois do ocorrido".

Gaëlle explicou no jornal "La Libre Belgique" que o tweet foi publicado em sua conta privada, sem nenhuma conexão com o MR, e que não pretendia incomodar ninguém, era só "um pouco de humor negro". 

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-tremBélgicaEspanhaEuropaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha