Mundo

Polícia sul-africana usa balas de borracha contra protesto

Cerca de 2.000 mineiros, que trabalham para o grupo Anglo American desfilaram pelas ruas da cidade e atearam foto a pneus, o que levou à intervenção da polícia

Protestos contra a violência policial na repressão de manifestações: em agosto, a polícia matou 34 trabalhadores da mina de Marikana (©AFP / Stringer)

Protestos contra a violência policial na repressão de manifestações: em agosto, a polícia matou 34 trabalhadores da mina de Marikana (©AFP / Stringer)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2012 às 17h20.

Johannesburgo - A polícia da África do Sul disparou nesta quinta-feira balas de borracha e gases lacrimogêneos para dispersar uma manifestação de mineiros perto de Rustemburgo, noroeste de Johannesburgo, anunciaram os meios de comunicação locais.

Cerca de 2.000 mineiros, que trabalham para o grupo Anglo American - número um mundial na produção de platina -, desfilaram pelas ruas da cidade e atearam foto a pneus, o que levou à intervenção da polícia.

No momento, a polícia não se pronunciou sobre esta manifestação e sua dispersão.

Em agosto, a polícia matou 34 trabalhadores da mina de Marikana, explorada pela Lonmin, terceiro produtor mundial de platina.

Neste caso, os mineiros e a direção chegaram a um acordo salarial que pôs fim ao conflito de seis semanas e que causou a morte de 46 pessoas no total.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulPolítica no BrasilProtestosViolência política

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia