Mundo

Polícia prende amigo, gerente e ex-advogado de herdeira

Os três foram detidos depois de serem interrogados na Polícia de Paris; a detenção preventiva pode durar 48 horas

François Marie Banier (foto), amigo da herdeira da L'Oréal, Liliane Bettencourt, assim como o gerente de sua fortuna e a seu antigo advogado foram detidos  (Miguel Medina/AFP)

François Marie Banier (foto), amigo da herdeira da L'Oréal, Liliane Bettencourt, assim como o gerente de sua fortuna e a seu antigo advogado foram detidos (Miguel Medina/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2010 às 09h38.

Paris - A Polícia francesa mantém sob detenção François Banier, o amigo da multimilionária herdeira de L'Oréal, Liliane Bettencourt, assim como o gerente de sua fortuna Patrice de Maistre e a seu antigo advogado Frabrice Goguel.

Os três foram detidos depois de serem interrogados na Polícia de Paris, segundo informa hoje o vespertino "Le Monde" em seu site.

Por enquanto, não se sabe quais as razões destas detenções, que podem prolongar-se por 48 horas, embora a investigação aberta sobre o "caso Bettancourt" seja de evasão fiscal, lavagem de dinheiro e suposto financiamento ilegal de um partido político.

O escândalo, - que salpicou no ministro do Trabalho, Eric Woerth e no partido de Nicolas Sarkozy, a governamental União por um Movimento Popular (UMP) -, saltou à luz quando a única filha da herdeira do grupo francês de cosméticos recorreu aos tribunais para pedir a tutela de sua mãe, argumentando que não está em condições de gerir sua fortuna.

Também denunciou o amigo de sua mãe, o pintor François Banier, por considerar que ele se aproveitou da fragilidade da idosa para ganhar dela um presente de 1 bilhão de euros.

Liliane Bettencourt, de 87 anos, é a mulher mais rica da França e tem uma das maiores fortunas do mundo, avaliada em 17 bilhões de euros.

Acompanhe tudo sobre:EscândalosEuropaFrançaFraudesMetrópoles globaisPaíses ricosParis (França)

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar