Mundo

Polícia prende 46 pessoas e aulas são retomadas no México

As aulas foram retomadas em 321 escolas do estado de Michoacán, onde autoridades federais iniciaram na semana passada uma operação para restaurar a segurança


	Polícia faz patrulha em Michoacán, no México: o local é cenário de enfrentamentos entre o crime organizado e milícias de civis armados
 (Héctor Guerrero/AFP)

Polícia faz patrulha em Michoacán, no México: o local é cenário de enfrentamentos entre o crime organizado e milícias de civis armados (Héctor Guerrero/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2014 às 06h37.

Cidade do México - O governo do México informou que as aulas foram retomadas em 321 escolas do estado de Michoacán, onde autoridades federais iniciaram na semana passada uma operação para restaurar a segurança na região de Tierra Caliente que até esta segunda-feira resultou na prisão de 46 pessoas.

Em comunicado conjunto, os Ministérios de Governo (Interior), Defesa e Marinha, assim como o Conselho Nacional de Segurança e a Procuradoria Geral informaram que, de acordo com a Secretaria de Educação de Michoacán, 48.730 alunos e 4.984 professores voltaram às aulas nesta segunda-feira.

As aulas foram retomadas em 321 centros de educação fundamental, média e superior nos municípios de Parácuaro, Múgica, Coahuayana, Apatzingán e Tancítaro, assim como na cidade da Lombardía, município de Gabriel Zamora.

"Por outro lado, as ações de vigilância das forças federais continuam de maneira ininterrupta e tiveram como resultado, até hoje, a prisão de 46 pessoas suspeitas de diversos crimes, que foram colocadas à disposição das autoridades competentes", apontou o documento.

Em relação à mudança de policiais municipais para o Centro de Treinamento Regional da Sexta Região Militar em Tlaxcala para sua avaliação, as fontes afirmaram que nesta segunda-feira foram enviados mais 41 efetivos, todos eles do município de Peribán.

O governo mexicano anunciou no dia 18 de janeiro que concluiu, sem incidentes, a tarefa de assumir a segurança em todos os municípios da região de Tierra Caliente, em Michoacán, cenário de enfrentamentos entre o crime organizado e milícias de civis armados.

Até então, o governo tinha anunciado a mudança de quase 800 policiais para o centro de treinamento em Tlaxcala para determinar quem poderá retornar ao trabalho e quem terá que ser dispensado das corporações por vínculos com os criminosos.

O comunicado conjunto divulgado nesta segunda-feira também informou que as atividades comerciais em Tierra Caliente foram normalizadas paulatinamente.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaMéxicoPrisõesSegurança pública

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado