Operação antiterrorismo: atual estado de emergência foi prolongado até fevereiro (Philippe Wojazer / Reuters)
Da Redação
Publicado em 23 de novembro de 2015 às 08h52.
Paris - As forças da ordem francesas realizaram 1.072 registros administrativos (revistas e operações de busca e apreensão) sem ordem judicial e 117 detenções após a entrada em vigor, na meia-noite de 13 de novembro, do estado de emergência decretado por causa dos atentados daquela noite em Paris, informou nesta segunda-feira o jornal "Le Monde".
A apuração do jornal em seu site acrescentou que foi determinada a "residência vigiada" (que restringe a liberdade de movimento do indivíduo) para 253 pessoas e que 201 armas foram apreendidas.
Os soldados franceses encontraram também produtos entorpecentes em 77 de suas intervenções.
O atual estado de emergência, decretado para o território metropolitano e Córsega, foi ampliado na terça-feira aos territórios franceses ultramarinos.
O parlamento francês adotou na sexta-feira, 20, o reforço e o prolongamento dessa medida por mais três meses, até 26 de fevereiro, após a aprovação quase unânimes do Senado e da Assembleia Nacional.
A prorrogação do estado de emergência começará a valer a partir desta quinta-feira,quando expira o estabelecido dia 13, que vigoraria por 12 dias.