Mundo

Polícia apreende mais de 2 toneladas de coca na Guatemala

Desde o início do ano, a Polícia guatemalteca apreendeu 7.996 quilos de cocaína, quase oito toneladas, segundo dados oficiais


	Cocaína: desde o início do ano, a Polícia guatemalteca apreendeu 7.996 quilos de cocaína, quase oito toneladas, segundo dados oficiais
 (Carlos Jasso / Reuters)

Cocaína: desde o início do ano, a Polícia guatemalteca apreendeu 7.996 quilos de cocaína, quase oito toneladas, segundo dados oficiais (Carlos Jasso / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2016 às 16h06.

A unidade antidrogas da Polícia Nacional Civil (PNC) da Guatemala apreendeu 2,1 toneladas de cocaína no último fim de semana em duas operações realizadas no sudoeste e no oeste do país - informou a instituição.

O porta-voz da Polícia, Jorge Aguilar, disse à imprensa que, no sábado (23), foram apreendidos 1.448 quilos de cocaína, quase 1,5 tonelada, no município El Palmar (sudoeste do país).

A droga estava escondida no fundo falso de um caminhão interceptado pelos agentes, acrescentou o porta-voz.

O motorista do veículo, identificado como Augusto López Samayoa, de 53 anos, e seu acompanhante Eder Rivas Matías, de 34, ambos guatemaltecos, foram detidos.

No domingo à noite (24), a Polícia encontrou outros 672 quilos de cocaína escondidos em outro caminhão interceptado perto da aldeia de El Zapote, no departamento de Huehuetenango (oeste).

Ao ser avisado da presença dos policiais, o motorista parou o veículo e fugiu.

Desde o início do ano, a Polícia guatemalteca apreendeu 7.996 quilos de cocaína, quase oito toneladas, segundo dados oficiais.

As autoridades americanas calculam que 90% da cocaína consumida nos Estados Unidos passa por via aérea, terrestre, ou marítima, através do México e da América Central.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaGuatemalaPoliciaisTráfico de drogas

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'