Mundo

Podemos só prevê governo de esquerda como alternativa

Assim expôs nesta terça-feira o secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, depois de se reunir com o rei Felipe VI


	Partido Podemos: as conversas que os socialistas mantiveram com os liberais dos Ciudadanos e com Podemos acabaram sem acordo
 (Andrea Comas / Reuters)

Partido Podemos: as conversas que os socialistas mantiveram com os liberais dos Ciudadanos e com Podemos acabaram sem acordo (Andrea Comas / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2016 às 11h49.

Madri - O partido Podemos só contempla a possibilidade de um governo de forças de esquerda na Espanha, liderado pelos socialistas, como alternativa à realização de novas eleições em junho.

Assim expôs nesta terça-feira o secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, depois de se reunir com o rei Felipe VI, a poucas horas de saber se o monarca proporá um candidato ao Executivo espanhol ou em 2 de maio o parlamento será dissolvido para novo pleito dentro de dois meses.

As conversas que os socialistas mantiveram com os liberais dos Ciudadanos e com Podemos acabaram sem acordo perante a incompatibilidade destas duas últimas forças.

O líder do PSOE, Pedro Sánchez "ainda tem algumas horas para retificar" sua aposta pelos liberais e se concentrar na ideia de um governo de esquerda, disse Iglesias, que reiterou sua oferta de "mão estendida" aos socialistas.

Sánchez sempre rejeitou a possibilidade de um acordo com a esquerda e com os nacionalistas catalães - partidários da independência dessa região.

Durante a tarde de hoje o rei se reunirá com o socialista Pedro Sánchez e com o presidente do Governo interino e líder do PP (centro-direita), Mariano Rajoy, antes de comunicar ao presidente do Congresso se propõe algum candidato ao governo ou se serão convocadas novas eleições.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaPartidos políticosPiigs

Mais de Mundo

De Rússia a Vaticano, que países ficaram de fora da lista de tarifas de Trump?

Governo Milei comemora após Argentina ser afetada com 'tarifas mais baixas' dos EUA

Hungria anuncia que vai se retirar do Tribunal Penal Internacional após chegada de Netanyahu

Trump compara tarifas a uma cirurgia e diz que 'paciente sobreviveu e está se recuperando'