Mundo

Poço de pré-sal no campo de Lula é o mais produtivo do Brasil

Segundo estatísticas da ANP, o poço registrou a produção de 36,6 mil barris diários no mês de junho

A produção deste poço é 22,45% superior a de um poço no campo Cachalote, na bacia de Campos, que era há três meses o mais produtivo do Brasil (Petrobras/Divulgação)

A produção deste poço é 22,45% superior a de um poço no campo Cachalote, na bacia de Campos, que era há três meses o mais produtivo do Brasil (Petrobras/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2011 às 18h30.

Rio de Janeiro - Um poço do pré-sal que começou a ser explorado comercialmente no ano passado registrou no mês de junho a produção de 36,6 mil barris diários de petróleo e se tornou o mais produtivos do país, segundo estatísticas divulgadas nesta segunda-feira pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O poço 9BRSA716RJS é um dos dois até agora em produção no chamado campo de Lula, também conhecido como campo de Tupi.

A produção deste poço é 22,45% superior a de um poço no campo Cachalote, na bacia de Campos que era há três meses o mais produtivo do Brasil, com extração diária de 29.890 barris de petróleo.

Segundo a ANP, o novo poço campeão em produtividade alcançou esse título pelo segundo mês consecutivo, o que descarta que esse recorde seja provisório.

O campo de Lula, situado cerca de 300 quilômetros do litoral brasileiro, tem reservas de petróleo e gás natural de entre cinco e oito bilhões de barris de petróleo e equivalentes, segundo os cálculos da Petrobras. As possíveis reservas de Lula equivalem a cerca da metade das atuais reservas comprovadas do Brasil (14 bilhões de barris).

Segundo os cálculos da ANP, o principal poço do campo de Lula produz diariamente 28.484 barris de petróleo e 1,7 milhões de metros cúbicos de gás natural.

Lula é uma concessão petrolífera em águas muito profundas (2.149 metros) que foi adquirida por um consórcio liderado e operado pela Petrobras (65%) e no qual têm participação o britânico BG Group (25%) e a portuguesa Galp Energia (10%).

De acordo com o comunicado divulgado nesta segunda-feira, a produção de petróleo e gás natural em junho deste ano foi na média de 2,56 milhões de barris diários, com um crescimento do 4,6% comparado ao mesmo mês do ano passado.

Esse volume foi extraído por 25 empresas que operam 307 concessões, mas 91,7% do total corresponde à produção da Petrobras. Dos 20 maiores campos produtores de petróleo do Brasil, apenas três são operados por empresas estrangeiras (Chevron, Shell e Statoil).

Depois da Petrobras, cuja produção foi de 2,35 milhões de barris diários, a companhia petrolífera que mais produziu em junho no país foi a Shell, com 90.605 barris diários.

Cerca de 90% da produção brasileira de petróleo e quase 75% da produção de gás natural procede de campos marítimos.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPré-salPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos