Mundo

PMDB e PRB fazem pacto para apoio no segundo turno

Acordo foi fechado entre os pré-candidatos Gabriel Chalita e Celso Russomanno

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2012 às 10h09.

São Paulo - O PMDB e o PRB fecharam um acordo para cada legenda manter candidatura própria à Prefeitura de São Paulo no primeiro turno das eleições municipais, agendadas para outubro. A informação foi anunciada nesta sexta pelos dois pré-candidatos, Gabriel Chalita (PMDB) e Celso Russomanno (PRB).

Os partidos combinaram apoio mútuo caso apenas um dos candidatos avance ao segundo turno.

O deputado federal Chalita afirmou que a chapa com Russomanno, como vice logo no início da corrida eleitoral, foi mesmo descartada pelas duas legendas. O peemedebista negociava o apoio do PRB a sua candidatura.

"Nós temos um pacto de ajuda no segundo turno, mas no primeiro turno tanto o PRB tem candidatura quanto o PMDB tem candidatura. Isso já está definido", afirmou Chalita.

O entendimento entre as siglas foi definido na reunião dos dois pré-candidatos com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o presidente do PRB, Marcos Pereira, em Brasília no início do mês.

Afinados

Com boa avaliação nas pesquisas, Russomanno mantém discurso afinado com Chalita: contra a polarização da campanha entre PSDB e PT e a favor da participação pluripartidária em nome da democracia.

"A intenção é criar um novo grupo político, que não é a polarização que existe aí entre o PT e o PSDB", explicou Russomanno à reportagem. "Não sei se isso enfraquece a candidatura (do PT e PSDB). O que a gente não pode é ter no País só dois partidos políticos conduzindo o processo. Ter outros grupos políticos é extremamente importante para a democracia."

"É bom que a gente tenha mais candidatos", disse nesta sexta Chalita, ao negar que seja opção de terceira via com apoio do PSB, partido pelo qual se elegeu deputado federal em 2010 e que deixou no ano passado para se filiar ao PMDB e se lançar pré-candidato a prefeito. "Defendo que tenhamos mais candidatos e que a população possa ouvir propostas diferentes."

Segundo Russomanno, o acordo de parceria no segundo turno é exclusivo entre PRB e PMDB - e não inclui os partidos das coligações. Russomanno anuncia hoje o apoio do PTN e do PT do B. Chalita já conseguiu atrair o PSC e o PTC e diz manter conversas para trocar apoio com PC do B e PT no segundo turno. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesMDB – Movimento Democrático BrasileiroMetrópoles globaisPartidos políticosPolíticaPrefeiturassao-paulo

Mais de Mundo

Rússia repele ataque massivo de mais de 30 drones ucranianos contra Moscou

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia