Mundo

PMDB da Câmara indica seis nomes para o Turismo

Michel Temer tenta emplacar Mendes Ribeiro na vaga, mas o favorito do líder da legenda é o maranhense Pedro Novais

A presidente eleita tem simpatia pelo nome do deputado Mendes Ribeiro Filho (Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)

A presidente eleita tem simpatia pelo nome do deputado Mendes Ribeiro Filho (Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2011 às 08h16.

Definidos os quatro ministérios do PMDB, acirrou-se a disputa interna na bancada do partido na Câmara pelo Ministério do Turismo. O líder da legenda, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), divulgou hoje uma relação com os nomes indicados pela bancada para assumir o posto. Constam da lista os deputados Mendes Ribeiro Filho (RS), Pedro Novais (MA), Fátima Pelaes (AP) Marcelo Castro (PI), Leonardo Quintão (MG) e Almeida Lima (SE).

Enquanto o presidente do PMDB e vice-presidente da República eleito, Michel Temer, tenta emplacar Mendes Ribeiro na vaga, o favorito de Henrique Alves é o maranhense Pedro Novais.

A presidente eleita tem simpatia pelo nome do deputado Mendes Ribeiro Filho, o único peemedebista que fez campanha para ela no Rio Grande do Sul, enquanto seus correligionários pediam votos para José Serra (PSDB). Além disso, a nomeação do gaúcho para um ministério garantiria um assento na Câmara ao seu conterrâneo Eliseu Padilha, atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Um dos principais aliados de Temer e presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Padilha não conseguiu se reeleger e aparece como primeiro suplente na lista de espera do PMDB. Se Ribeiro for alçado ao posto de ministro, Padilha ganha mais quatro anos de mandato. Entretanto, o PT gaúcho trabalha, nos bastidores, contra o nome de Ribeiro, que é um dos principais adversários locais dos petistas.

Quinto ministério

Na divisão interna do PMDB, as pastas da Agricultura e do Turismo ficam com a bancada da Câmara, enquanto Minas e Energia e Previdência Social serão controladas pelos senadores. Além destas, o PMDB deve herdar mais um ministério, na cota pessoal de Temer.

A hipótese em estudo é a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), para a qual seria indicado o ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco. A equipe de transição estuda um novo formato para a pasta, para torná-la mais atraente ao político fluminense.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaMDB – Movimento Democrático BrasileiroMendes RibeiroPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai