Mundo

Plano de austeridade da Itália é 'crucial' para a zona do euro, diz Van Rompuy

Novas medidas somam-se às adotadas em meados de julho pelo Parlamento por um total de 48 bilhões de euros

"Estamos enfrentando uma crise pela sobrevivência", disse o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. (Victor Fraile/Getty Images)

"Estamos enfrentando uma crise pela sobrevivência", disse o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. (Victor Fraile/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2011 às 18h03.

BRUXELAS - O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, qualificou de "crucial" para a zona do euro o novo plano de austeridade adotado na sexta-feira pelo governo italiano, segundo um comunicado.

"Estas medidas são cruciais não apenas para a Itália, mas também para o conjunto da zona do euro", indicou Van Rompuy em um comunicado após conversar por telefone na noite de sábado com o chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi.
Estas são medidas "oportunas e rigorosas", estimou Van Rompuy.

Berlusconi também conversou no sábado com a chanceler alemã Angela Merkel e com o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet.
Com o novo plano de austeridade, que prevê economizar cerca de 45,5 bilhões de euros em dois anos, o governo espera pôr fim aos ataques especulativos nos mercados financeiros contra a Itália, vítima da crise da dívida da zona do euro.

Estas novas medidas somam-se às adotadas em meados de julho pelo Parlamento por um total de 48 bilhões de euros. O plano responde aos pedidos dos sócios europeus e do BCE, que condicionou o apoio à Itália através da compra de obrigações do Estado à aprovação de novas medidas de austeridade.

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaEuropaItáliaPaíses ricosPiigs

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"