Mundo

Plácido Domingo é escolhido novo embaixador da Unesco

Este é o segundo prêmio que o espanhol recebe em pouco mais de uma semana, após ser homenageado com o prestigioso anel de honra da Ópera de Viena

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2012 às 18h58.

Paris - O tenor espanhol Plácido Domingo tornou-se nesta quarta-feira embaixador da boa vontade da Unesco por sua carreira ''excepcional'' e por ''seu esforço em levar a música clássica a todo o mundo'', disse a diretora geral do órgão da ONU, Irina Bokova, durante a cerimônia.

''Embora passe o tempo, esse tipo de reconhecimento me emociona muito'', afirmou à Agência Efe o tenor, que confessou seu desejo de começar a colaborar o mais rápido possível com uma instituição ''que trabalha em tantas frentes''.

Este é o segundo prêmio que o espanhol recebe em pouco mais de uma semana, após ser homenageado com o prestigioso anel de honra da Ópera de Viena no último dia 14, e se une à sua interminável lista de honrarias.

A nomeação de Domingo como embaixador de boa vontade pretende reconhecer não só uma carreira artística ''excepcional'', explicou Bokova, mas também o apoio ''inestimável'' que ele dá a jovens músicos de ópera por meio de iniciativas como o concurso Operalia.

''Meu sonho é que a música clássica seja ensinada em todas as escolas'', disse Domingo, que aos 71 anos continua envolvido em diversos projetos e se comprometeu a participar de todas as iniciativas que a Unesco lhe propuser para ser ''digno'' de seu título de embaixador de boa vontade. 

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoEventosIndústria da músicaMúsicaONU

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"