Mundo

Pirâmide de vizir de Ramsés II é encontrada em Luxor

Os restos da pirâmide, que possui mais de 3 mil anos, foram encontrados por uma missão conjunta de duas universidades belgas

Foto tirada em 11 de outubro, 2012 da pirâmide de Khafre em Giza, Egito
 (Khaled Desouki/AFP)

Foto tirada em 11 de outubro, 2012 da pirâmide de Khafre em Giza, Egito (Khaled Desouki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de fevereiro de 2013 às 11h04.

Cairo - Uma pirâmide de mais de 3.000 anos de um vizir do faraó Ramsés II foi encontrada em Luxor, no sul do Egito, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais egípcias.

Os restos da pirâmide, que media mais de 15 metros de altura e 12 metros de comprimento, foram encontrados por uma missão conjunta de duas universidades belgas (a Universidade Livre de Bruxelas e a Universidade de Liège), disse o secretário de Estado egípcio para as Antiguidades, Mohamed Ibrahim.

O monumento "pertence a um vizir do Alto e do Baixo Egito chamado Jay, que exerceu o cargo equivalente ao de um primeiro-ministro durante quinze anos sob o reino do faraó Ramsés II", indicou a missão em um comunicado.

"O monumento sofreu grandes destruições nos séculos VII e VIII de nossa era, quando o túmulo foi transformado em uma capela copta", segundo a missão.

"Trata-se de uma descoberta de grande importância, já que o vizir Jay é conhecido pelos estudiosos do Egito através de muitos documentos", continua o comunicado.

Luxor (a antiga Tebas) tem muitos tesouros arqueológicos, como os templos de Karnak e Luxor. Geralmente muito frequentado pelos turistas, o local foi muito afetado pela instabilidade que se seguiu à queda, em fevereiro de 2011, do regime de Hosni Mubarak.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoHistória

Mais de Mundo

Trump ou Kamala? Astronautas da Nasa presos no espaço até 2025 poderão votar

Após morte de Sinwar, pressão dos EUA por trégua em Gaza enfrenta entraves com Israel e Hamas

A 'guerra dos sexos' que pode definir a eleição entre Kamala e Trump

FMI libera US$ 1,1 bilhão adicional para a Ucrânia