Mundo

Piñera quer coalizão governista com candidato único no Chile

Presidente do Chile pediu ao bloco governista que indique um só candidato para a eleição após a surpreendente renúncia do candidato previamente definido

Presidente do Chile, Sebastián Piñera, discursa durante inauguração de um conjunto habitacional em Rancagua (Alex Ibanez/Chilean Presidency/Divulgação via Reuters)

Presidente do Chile, Sebastián Piñera, discursa durante inauguração de um conjunto habitacional em Rancagua (Alex Ibanez/Chilean Presidency/Divulgação via Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2013 às 20h57.

Santiago - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, pediu nesta quinta-feira ao bloco governista que indique um só candidato para a eleição presidencial de novembro, após a surpreendente renúncia do candidato previamente definido, que alegou razões de saúde.

Pablo Longueira, ex-ministro de Economia no governo conservador de Piñera, abandonou na quarta-feira a disputa presidencial, sofrendo de uma grave depressão, o que deixou a coalizão de governo sem representante em uma corrida na qual a ex-presidente socialista Michelle Bachelet desponta como favorita.

"Tomara que não venhamos a dar um espetáculo de nos colocar em um conflito e numa briga entre os dois partidos quando o que precisamos fazer é buscar um acordo", disse Piñera em entrevista a uma TV local.

"Acho que é melhor ir com um candidato de unidade ... Eu gostaria que os partidos se pusessem de acordo, e se não se põem de acordo que façam uma primária", acrescentou.

Entre possíveis candidatos da União Democrática Independente (UDI), Piñera citou a ministra do Trabalho, Evelyn Matthei, filha de um brigadeiro que teve participação ativa na ditadura de Augusto Pinochet.

Outro citado por ele foi o ex-ministro da Defesa Andrés Allamand, do partido aliado Renovação Nacional, derrotado por Longueira nas primárias governistas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileEleiçõesPolítica

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique