Mundo

Piñera diz que Dilma garantiu "relações profundas" com o Chile

Piñera afirmou que espera de Dilma a mesma postura adotada por Lula durante seu governo

Sebastián Piñera disse que vê uma igualdade de oportunidades e responsabilidades entre homens e mulheres no poder (Sean Gallup/Getty Images)

Sebastián Piñera disse que vê uma igualdade de oportunidades e responsabilidades entre homens e mulheres no poder (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de janeiro de 2011 às 18h33.

Brasília - O presidente do Chile, Sebastian Piñera, disse que está confiante que a presidenta Dilma Rousseff terá uma política externa de continuidade em relação às práticas desempenhadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao chegar para o jantar oferecido pela presidenta às autoridades presentes à posse, no Palácio do Itamaraty, Piñera afirmou que conversou com Dilma Rousseff e que está seguro de que o Chile e o Brasil manterão “profundas” relações.

“Conversei com a presidenta Dilma Rousseff e posso garantir que vamos continuar tendo relações muito profundas, como dois países irmãos, que compartilham princípios e que têm a mesma visão de futuro”, disse o presidente chileno.

Ele também destacou o trabalho realizado por Lula e sua relação com o Chile. “Lula foi um grande presidente para o Brasil, um grande amigo para o Chile e para a América latina e a presidenta Dilma vai continuar por esse caminho. É importante que assim seja porque o Brasil não é somente uma potência para a América Latina, é uma potência para o mundo inteiro”.

O Chile já teve uma mulher como presidenta da República, Michelle Bachellet, mas sua coligação foi derrotada nas últimas eleições pelos partidos que apoiaram a vitória de Piñera. O presidente chileno defendeu que a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é fundamental para o desenvolvimento dos países.

“Parece-me muito bom que tenhamos uma total e absoluta igualdade de oportunidades, mas também responsabilidades, entre homens e mulheres. Quando estamos juntos, homens e mulheres, trabalhando ombro a ombro para um mundo melhor, com mais entendimento, nos enriquecemos e nos complementamos mutuamente”, afirmou Piñera que também considerou que é necessário deixar de lado concepções que ele considera arcaicas como “esquerda” e “direita” na política mundial.

“A luta entre as esquerdas e direitas esta ficando para trás. O que falta na política do mundo não são esquerdas e direitas. O que falta é profundidade e grandeza”, destacou.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGovernoGoverno DilmaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia