Mundo

PIB revisado do Japão aponta recuo de 1,3% no trimestre

Apesar da revisão, o cálculo do crescimento da economia do Japão em 2010 seguiu em 3,9%, sem mudança em relação à estimativa inicial

A revisão dos dados do quarto trimestre confirmou que o Japão foi superado pela China e agora é a terceira maior economia do mundo (Koji Watanabe/Getty Images)

A revisão dos dados do quarto trimestre confirmou que o Japão foi superado pela China e agora é a terceira maior economia do mundo (Koji Watanabe/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 09h58.

São Paulo - A economia do Japão apresentou uma contração maior que a calculada anteriormente no quarto trimestre do ano passado, segundo informou hoje o gabinete de governo. Os dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) japonês nos três últimos meses de 2010 foram revisados para uma queda de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Anteriormente, o governo havia informado um recuo de 1,1% no período. A revisão ficou em linha com as previsões dos economistas.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2010, o PIB japonês teve contração de 0,3% no último trimestre do ano passado - neste caso, não houve mudança em relação ao cálculo anterior e o resultado ficou em linha com as estimativas dos economistas. Os investimentos foram revisados para alta de 0,5% no quarto trimestre ante o terceiro, menos que o aumento de 0,9% calculado antes. O consumo privado caiu 0,8% na mesma comparação, ficando levemente abaixo da estimativa inicial, de queda de 0,7%.

A revisão dos dados do quarto trimestre confirmou que o Japão foi superado pela China e agora é a terceira maior economia do mundo. O PIB nominal japonês em 2010 foi de 479,179 trilhões de ienes, ou US$ 5,474 trilhões, atrás dos US$ 5,879 trilhões da China no mesmo ano.

Apesar da revisão, o cálculo do crescimento da economia do Japão em 2010 seguiu em 3,9%, sem mudança em relação à estimativa inicial. Com isso, o PIB japonês teve o melhor desempenho entre os países do G-7 (grupo que reúne as sete maiores economias do mundo). As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaIndicadores econômicosJapãoPaíses ricosPIB

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado