PIB da zona do euro foi revisado e apontou alta (Ralph Orlowski/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 7 de janeiro de 2011 às 07h38.
Londres - O crescimento da economia da zona do euro no terceiro trimestre de 2010 foi menor do que o calculado anteriormente. Segundo informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat), o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco subiu 0,3% no período, em relação ao segundo trimestre. Na comparação com o terceiro trimestre de 2009, houve alta de 1,9%.
Anteriormente, a Eurostat havia calculado alta de 0,4% no PIB dos três meses até setembro, depois da expansão de 1,0% nos três meses até junho. Economistas esperavam que a taxa prevista originalmente fosse mantida.
O fraco gasto do consumidor foi a principal razão da revisão para baixo no PIB. O dado teve alta de 0,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo, em vez do aumento de 0,3% calculado antes. As empresas também foram cautelosas no período. Os investimentos diminuíram 0,3%, depois de subirem 2,0% no segundo trimestre, em vez de terem ficado estáveis como havia estimado a Eurostat.
Os dados de hoje considera os 16 países que no ano passado, utilizavam o euro como moeda. Desde o início de janeiro de 2011, a Estônia também faz parte do grupo.
Houve divergências no desempenho econômico dos países da zona do euro. Na comparação entre o terceiro trimestre e o segundo, a economia da Alemanha cresceu 0,7%, enquanto a da Espanha ficou estagnada e a da Grécia teve contração de 1,3%. Na União Europeia como um todo, o PIB cresceu 0,5% na comparação trimestral e caiu 2,2% em relação ao terceiro trimestre de 2009. As informações são da Dow Jones.