Mundo

PIB revisado da zona do euro aponta alta de 0,3%

PIB subiu 0,3% no terceiro trimestre, em relação ao segundo

PIB  da zona do euro foi revisado e apontou alta (Ralph Orlowski/Getty Images)

PIB da zona do euro foi revisado e apontou alta (Ralph Orlowski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2011 às 07h38.

Londres - O crescimento da economia da zona do euro no terceiro trimestre de 2010 foi menor do que o calculado anteriormente. Segundo informou hoje a agência de estatísticas da União Europeia (Eurostat), o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco subiu 0,3% no período, em relação ao segundo trimestre. Na comparação com o terceiro trimestre de 2009, houve alta de 1,9%.

Anteriormente, a Eurostat havia calculado alta de 0,4% no PIB dos três meses até setembro, depois da expansão de 1,0% nos três meses até junho. Economistas esperavam que a taxa prevista originalmente fosse mantida.

O fraco gasto do consumidor foi a principal razão da revisão para baixo no PIB. O dado teve alta de 0,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo, em vez do aumento de 0,3% calculado antes. As empresas também foram cautelosas no período. Os investimentos diminuíram 0,3%, depois de subirem 2,0% no segundo trimestre, em vez de terem ficado estáveis como havia estimado a Eurostat.

Os dados de hoje considera os 16 países que no ano passado, utilizavam o euro como moeda. Desde o início de janeiro de 2011, a Estônia também faz parte do grupo.

Houve divergências no desempenho econômico dos países da zona do euro. Na comparação entre o terceiro trimestre e o segundo, a economia da Alemanha cresceu 0,7%, enquanto a da Espanha ficou estagnada e a da Grécia teve contração de 1,3%. Na União Europeia como um todo, o PIB cresceu 0,5% na comparação trimestral e caiu 2,2% em relação ao terceiro trimestre de 2009. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPIBUnião Europeia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'