Mundo

PIB por habitante na Espanha se mantém em 103% da média da UE

Bruxelas - O Produto Interno Bruto (PIB) por habitante na Espanha se manteve em 2009 em 103% da média dos 27 países-membros da União Europeia (UE), em 12º lugar no bloco europeu, na frente da Itália, segundo os primeiros cálculos publicados pelo Eurostat, o escritório de estatística comunitário. Isso mostra que o indicador de riqueza […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2010 às 11h00.

Bruxelas - O Produto Interno Bruto (PIB) por habitante na Espanha se manteve em 2009 em 103% da média dos 27 países-membros da União Europeia (UE), em 12º lugar no bloco europeu, na frente da Itália, segundo os primeiros cálculos publicados pelo Eurostat, o escritório de estatística comunitário.

Isso mostra que o indicador de riqueza por habitante na Espanha se estabilizou após a tendência de queda de 2008, quando o PIB per capita foi também de 103% da média da UE, depois de registrar um índice de 107% em 2007, de 105% em 2006 e de 103% em 2005.

Pelo quarto ano consecutivo, o indicador de riqueza por habitante na Espanha se mantém acima do da Itália.

O PIB por habitante na União Europeia (UE) oscilou entre 268% da média dos 27 países-membro do bloco, índice registrado em Luxemburgo, e 41% na Bulgária, segundo a Eurostat.

Em Finlândia, França, Espanha, Itália, Chipre e Grécia, o PIB por habitante foi de entre 1% e 10% acima da média da UE.

Acima deste grupo de países estão Irlanda, Holanda, Áustria, Suécia, Dinamarca, Reino Unido, Alemanha e Bélgica, todos eles com entre 15% e 35% a mais que a média europeia.

A mudança mais significativa entre os países que lideram a lista foi a queda da Finlândia da a sexta para a décima posição, ao perder sete pontos em seu indicador entre 2008 e 2009.

Na faixa de entre 10% e 30% abaixo da média da UE se situaram Eslovênia, República Tcheca, Malta, Portugal e Eslováquia.

Em seguida, Hungria, Estônia, Polônia e Lituânia registraram um PIB por habitante entre 30% e 50% menor que no conjunto do bloco europeu.

Por último, o indicador se situou entre 50% e 60% abaixo da média europeia na Letônia, Romênia e Bulgária.

O Eurostat publicará os dados definitivos do PIB por habitante de 2009 em dezembro.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaIndicadores econômicosPIBPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos