Mundo

PIB do Reino Unido cresce 0,1% no 4º tri e supera projeções

O bom desempenho foi impulsionado pelos setores de serviços e da construção civil, que tiveram altas de 0,2% e 0,5%, respectivamente

Publicado em 13 de fevereiro de 2025 às 10h09.

A economia do Reino Unido cresceu 0,1% no quarto trimestre de 2024, contrariando a previsão de uma contração de 0,1%. O bom desempenho foi impulsionado pelos setores de serviços (alta de 0,2%) e construção civil (0,5%), enquanto a produção industrial caiu 0,8%.

Este crescimento, embora modesto, vem após um terceiro trimestre sem expansão e contrações em outubro e novembro. A recuperação do setor de serviços é um sinal positivo para a economia do país.

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) reduziu a taxa de juros para 4,5% na semana passada, devido ao crescimento lento e à queda da inflação. As projeções de crescimento do PIB britânico para 2025 foram revistas para baixo por economistas.

"A tributação mais alta para empresas e os efeitos dos aumentos anteriores dos juros justificam nossa revisão para 2025", disse Paul Dales, economista-chefe da Capital Economics.

O Banco da Inglaterra projeta inflação de 3,7% para o terceiro trimestre de 2025, devido a custos globais de energia. Tarifas americanas sobre produtos britânicos podem impactar a economia.

Acompanhe tudo sobre:Reino UnidoPIBCrescimento econômico

Mais de Mundo

Argentina aposta em 11 mercados de Américas e Europa para atrair turistas estrangeiros

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial