Mundo

PIB da Venezuela encolhe 0,4% no 3º trimestre

Apesar da queda, dados mostram que recessão pode estar no fim; governo espera crescimento de 2% em 2011

A área petroleira venezuelana teve retração de 2,1% no terceiro trimestre deste ano (Susana Gonzalez/Getty Images)

A área petroleira venezuelana teve retração de 2,1% no terceiro trimestre deste ano (Susana Gonzalez/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2010 às 14h23.

O Produto Interno Bruto (PIB) da Venezuela encolheu pelo sexto trimestre consecutivo no período entre julho e setembro deste ano, mas o ritmo da queda diminuiu significativamente, o que, segundo o governo, indica que a economia deve sair em breve da recessão.

No terceiro trimestre deste ano, a economia venezuelana teve uma contração de 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o banco central do país.

Uma política cambial restritiva, que limita o acesso das empresas a dólares, e as políticas socialistas do presidente Hugo Chávez, que afastam novos investimentos, têm sido citadas como uma das causas da longa recessão no país.

Embora a economia continue a encolher, os números do terceiro trimestre foram menos negativos do que os dados do segundo trimestre, quando a economia recuou 1,9%. No quarto trimestre de 2009, o PIB da Venezuela registrou retração de 5,8%. "A queda no PIB está sendo interrompida", disse o banco central em um comunicado.

A economia venezuelana, que é dependente do petróleo, começou a encolher em abril do ano passado, tendo registrado uma retração de 3,3% em 2009. Nos nove primeiros meses deste ano, a economia recuou 2,4%, o que deve fazer com que 2010 seja mais um ano de recessão, apesar de uma modesta recuperação nos preços do petróleo nos últimos meses.

A área petroleira teve retração de 2,1% no terceiro trimestre deste ano, devido a uma queda na produção, disse o banco central. A área não petroleira encolheu apenas 0,2%. Entre os setores que registraram as maiores quedas estão a construção, que recuou 7,9%, e a mineração, que teve contração de 10,6%.

Entre os setores que registraram avanço, o destaque é o de telecomunicações, que teve expansão de 9,4%.

O ministro de Finanças da Venezuela, Jorge Giordani, disse recentemente esperar que a economia do país cresça 2% ou mais em 2011. Ele afirmou que a decisão do governo de estatizar mais empresas vai aumentar os níveis de produção e ajudar a colocar a economia de volta nos trilhos.

Muitos economistas discordam dessa visão. Eles dizem que a estatização de empresas do setor privado faz com que a atividade econômica recue ainda mais. Assim, alguns analistas afirmam que a Venezuela pode registrar o terceiro ano seguido de recessão em 2011. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosPIBVenezuela

Mais de Mundo

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20

General norte-coreano é ferido em Kursk, diz jornal dos EUA