Mundo

PIB da Rússia cresce 4,8% no 3º trimestre

Apesar de ter ficado abaixo da estimativa, a expansão do PIB foi a maior desde o segundo trimestre de 2010

O crescimento foi sustentado pelo aumento na demanda interna do país (Mahmud Turkia/AFP)

O crescimento foi sustentado pelo aumento na demanda interna do país (Mahmud Turkia/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2011 às 17h00.

Moscou - A economia da Rússia cresceu abaixo da estimativa do governo no terceiro trimestre. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 4,8%, anunciou hoje o serviço federal de estatística Rosstat. Os dados preliminares divulgados no mês passado pelo Ministério de Economia apontavam para expansão de 5,1% entre julho e setembro.

Apesar de ter ficado abaixo da estimativa, a expansão do PIB foi a maior desde o segundo trimestre de 2010, afirmou o Rosstat. O crescimento foi sustentado pelo aumento na demanda interna do país.

"O nervosismo global teve efeitos apenas marginais na economia russa, e, enquanto o preço do petróleo permanecer alto e o país não enfrentar uma nova contração no crédito, nós esperamos que a boa performance continue", disse o Danske Banke, em nota aos clientes. A maior parte dos economistas acredita que a Rússia deve alcançar a previsão oficial de crescimento de 4,1% em 2011.

Os dados econômicos mostram um panorama dividido. A produção industrial cresceu apenas 3,9% em setembro, menor crescimento desde outubro de 2009, pois a crise na União Europeia, o maior mercado de exportação da Rússia, diminuiu a demanda por bens manufaturados. Ao mesmo tempo, indicadores de demanda doméstica, como vendas no atacado e investimentos de capital fixo subiram durante o mês, e o desemprego alcançou a menor marca em três anos.

Mesmo com o preço do petróleo, principal produto de exportação do país, voltando a oscilar por volta de US$ 114 o barril do Brent, o país espera uma saída de capital na faixa dos US$ 70 bilhões neste ano, diminuindo alguns dos efeitos positivos da alta dos preços de energia, dizem analistas. O governo prevê expansão de 3,7% para o PIB em 2012. O primeiro-ministro Vladimir Putin mira um crescimento maior a longo prazo, por volta de 6% e 7%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPIBRússia

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo