Queda no PIB representa a terceira baixa anual consecutiva na Irlanda (Jussi Ekholm/Stock.xchng)
Da Redação
Publicado em 24 de março de 2011 às 11h03.
Dublin - A economia da Irlanda se contraiu 1% em 2010, depois de uma queda insperada de seu Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre, segundo dados oficiais publicados nesta quinta-feira em Dublin, e que supõem outra má notícia para a eurozona.
O PIB irlandês retrocedeu de 1,6% no quarto trimestre em relação ao período anterior, depois de ter registrado +0,6% no terceiro trimestre, afirmou o Birô Central de Estatísticas (CSO) em um comunicado.
Como consequência, a economia se contraiu 1% entre janeiro e dezembro de 2010, sua terceira queda anual depois dos -3,5% de 2008 e -7,6% de 2009.
Estas cifras confirmam a dura crise econômica que continua atingindo a Irlanda, apesar de ter saído oficial da recessão de 2010. A última previsão do Banco Central irlandês era de um leve crescimento de 0,2%.
A república irlandesa está mergulhada numa profunda crise bancária e orçamentária, que obrigou o govveron a assinar, em novembro passado, um plano de resgate de 85 bilhões de dólares com a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).