Mundo

PIB alemão surpreende com alta de 2,2% no 2º trimestre

Frankfurt - A economia da Alemanha teve no segundo trimestre o crescimento mais acelerado desde a reunificação do país, em 1990. O Escritório Federal de Estatísticas (Destatis) informou que o PIB cresceu 2,2% em termos reais na comparação com o trimestre anterior e 3,7% sobre o mesmo período de 2009. A previsão de consenso dos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Frankfurt - A economia da Alemanha teve no segundo trimestre o crescimento mais acelerado desde a reunificação do país, em 1990. O Escritório Federal de Estatísticas (Destatis) informou que o PIB cresceu 2,2% em termos reais na comparação com o trimestre anterior e 3,7% sobre o mesmo período de 2009. A previsão de consenso dos economistas era de um crescimento de 1,4% no trimestre e de 2,6% em relação ao segundo trimestre do ano passado.

O Escritório também revisou para cima sua estimativa de crescimento do PIB no primeiro trimestre, que ficou em 0,5% em relação ao trimestre anterior, ante a estimativa anterior de 0,2%.

A principal contribuição para a expansão da economia veio das exportações e dos investimentos, mas o consumo estatal e até o consumo privado fizeram contribuições positivas, disse o Destatis. Os dados confirmam um quadro de forte recuperação a partir de um primeiro trimestre prejudicado pelo clima.

O ministro da Economia, Rainer Bruederle, disse num comunicado que os novos dados para o primeiro semestre do ano "colocam no território do possível um crescimento bem superior a 2% em 2010". Até agora, o governo previa crescimento de 1,5%. Bruederle afirmou ainda que os números divulgados nesta sexta-feira justificam a decisão do governo de apressar o corte do déficit orçamentário, por meio do encerramento dos pacotes de estímulos criados para apoiar a demanda e evitar a recessão. As informações são da Dow Jones.

Análise: Euro fraco salva o Velho Continente

Leia mais notícias sobre a Alemanha

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Mundo

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres