Mundo

Philips projeta uso de OLED em painéis solares

Os painéis de OLED seriam usados para captar a luz solar e transformá-la em energia

O sistema ofereceria ao condutor a sensação de estar dirigindo em um espaço aberto (Divulgação)

O sistema ofereceria ao condutor a sensação de estar dirigindo em um espaço aberto (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2012 às 19h15.

São Paulo - Os painéis de OLED, usados na fabricação de telas de computador, podem ser a novidade usada nos tetos automotivos. Este é o projeto no qual a Philips e a Basf têm trabalhado, para captar a luz solar e transformá-la em energia.

A sugestão das empresas não é que essa energia seja usada para manter o carro em funcionamento. Trata-se de um projeto inovador, que permitiria a passagem da luminosidade durante o dia, e aproveitaria a energia armazenada para deixar o interior do carro iluminado durante a noite.

O sistema ofereceria ao condutor a sensação de estar dirigindo em um espaço aberto, conforme explicado por Feliz Gorth, líder do projeto. Além disso, os designers projetaram um sistema em que a claridade fosse suave e espalhada pelo automóvel, para não atrapalhar a visibilidade do condutor.

A tecnologia foi testada em um Smart, mas pode ser adaptado a qualquer automóvel e até mesmo em outros ambientes. Nos carros, o sistema funciona de maneira equivalente aos tradicionais, inclusive em seu acendimento automático assim que as portas são abertas.

Em declaração ao Daily Mail, o gerente geral de OLED da Philips, Dietrich Bertram, declarou-se feliz com o potencial do projeto, que apresenta a diversidade em possibilidades da utilização da tecnologia. A empresa aposta na eficiência energética da iluminação para adentrar ao setor automotivo.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas holandesasempresas-de-tecnologiaEnergiaEnergia solarIndústria de eletrodomésticosIndústria eletroeletrônicaInfraestruturaPhilipsSustentabilidadeVeículos

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'