Mundo

Philips projeta uso de OLED em painéis solares

Os painéis de OLED seriam usados para captar a luz solar e transformá-la em energia

O sistema ofereceria ao condutor a sensação de estar dirigindo em um espaço aberto (Divulgação)

O sistema ofereceria ao condutor a sensação de estar dirigindo em um espaço aberto (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2012 às 19h15.

São Paulo - Os painéis de OLED, usados na fabricação de telas de computador, podem ser a novidade usada nos tetos automotivos. Este é o projeto no qual a Philips e a Basf têm trabalhado, para captar a luz solar e transformá-la em energia.

A sugestão das empresas não é que essa energia seja usada para manter o carro em funcionamento. Trata-se de um projeto inovador, que permitiria a passagem da luminosidade durante o dia, e aproveitaria a energia armazenada para deixar o interior do carro iluminado durante a noite.

O sistema ofereceria ao condutor a sensação de estar dirigindo em um espaço aberto, conforme explicado por Feliz Gorth, líder do projeto. Além disso, os designers projetaram um sistema em que a claridade fosse suave e espalhada pelo automóvel, para não atrapalhar a visibilidade do condutor.

A tecnologia foi testada em um Smart, mas pode ser adaptado a qualquer automóvel e até mesmo em outros ambientes. Nos carros, o sistema funciona de maneira equivalente aos tradicionais, inclusive em seu acendimento automático assim que as portas são abertas.

Em declaração ao Daily Mail, o gerente geral de OLED da Philips, Dietrich Bertram, declarou-se feliz com o potencial do projeto, que apresenta a diversidade em possibilidades da utilização da tecnologia. A empresa aposta na eficiência energética da iluminação para adentrar ao setor automotivo.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas holandesasempresas-de-tecnologiaEnergiaEnergia solarIndústria de eletrodomésticosIndústria eletroeletrônicaInfraestruturaPhilipsSustentabilidadeVeículos

Mais de Mundo

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês