Mundo

Pfizer pedirá autorização para vacinar crianças menores de 5 anos

A solicitação de autorização à agência americana reguladora de medicamentos, a FDA, poderia ser apresentada nesta terça-feira, segundo informações do Washington Post

Profissional de saúde prepara uma dose da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 (AFP/AFP)

Profissional de saúde prepara uma dose da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 1 de fevereiro de 2022 às 15h45.

Última atualização em 1 de fevereiro de 2022 às 15h57.

O gigante farmacêutico Pfizer e seu sócio BioNTech se preparam para pedir às autoridades sanitárias dos Estados Unidos que autorizem sua vacina contra a covid-19 em crianças menores de 5 anos, informou a mídia americana nesta terça-feira, 1º.

Se for aprovada, a vacina da Pfizer/BioNTech se tornará a primeira disponível nos Estados Unidos para essa faixa etária.

Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

A solicitação de autorização à agência americana reguladora de medicamentos, a FDA, poderia ser apresentada nesta terça-feira, disse o Washington Post, citando fontes familiarizadas com o tema. O jornal especifica, assim como o New York Times e a rádio pública NPR, que a solicitação se refere apenas a um esquema de duas doses, não de três.

O anúncio foi feito no momento em que a onda de casos da variante ômicron está diminuindo nos Estados Unidos, mas os pais ainda estão lidando com o fechamento de escolas e a preocupação com seus filhos não vacinados.

As novas hospitalizações pediátricas por covid-19 alcançaram um recorde nos Estados Unidos em dezembro.

No mês passado, a FDA aprovou a vacina anticovid de reforço, ou terceira dose, da Pfizer/BioNTech para crianças de até 12 anos.

Mas as taxas de vacinação nesta faixa etária são relativamente baixas, menos de 22%, segundo os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC), a principal agência de saúde pública americana.

Enquanto buscam autorização para que as crianças menores de 5 anos recebam duas doses da vacina, Pfizer e BioNTech também continuarão os estudos sobre um regime de três injeções, segundo o New York Times.

A FDA espera aprovar as vacinas para crianças pequenas no final de fevereiro. Os dados sobre um esquema de três doses não serão enviados até o final de março, acrescentou o jornal.

As empresas concluíram no final do ano passado que as doses baixas da vacina forneceram proteção em crianças de até 2 anos, mas não nas de 2 a 5 anos e anunciaram em dezembro que adicionariam uma terceira dose a seus ensaios.

Acompanhe tudo sobre:CriançasPfizervacina contra coronavírusVacinas

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro