Mundo

Pfizer pede autorização para medicamento contra covid-19 nos EUA

A Pfizer disse ter concluído a apresentação de seu pedido de autorização de uso emergencial do medicamento Paxlovid junto à Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA

Pfizer: o laboratório norte-americano disse que iniciou o processo de solicitação de autorização em vários países (Jakub Porzycki/NurPhoto/Getty Images)

Pfizer: o laboratório norte-americano disse que iniciou o processo de solicitação de autorização em vários países (Jakub Porzycki/NurPhoto/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 16 de novembro de 2021 às 17h50.

A Pfizer informou nesta terça-feira que está buscando autorização dos Estados Unidos para um antiviral experimental contra a covid-19 produzido pelo laboratório, que reduziu em 89% a chance de hospitalização ou morte de adultos com risco de doença grave em um ensaio clínico.

A Pfizer disse ter concluído a apresentação de seu pedido de autorização de uso emergencial do medicamento Paxlovid junto à Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês), incluindo os dados do estudo clínico.

A pandemia mexeu com a saúde mental dos brasileiros, mas é possível dar a volta por cima. Descubra como.

O medicamento oral tem potencial para ser uma nova arma promissora na luta contra a pandemia, pois pode ser tomado como um tratamento precoce em casa para ajudar a prevenir as hopitalizações e mortes por Covid-19. Também pode se tornar uma ferramenta importante em países e áreas com acesso limitado a vacinas ou baixas taxas de vacinação.

Não está claro até o momento quando os reguladores norte-americanos irão decidir sobre o pedido da Pfizer. A MSD e a Ridgeback Bioterapeutics, que estão desenvolvendo um medicamento concorrente, o molnupiravir, completaram a apresentação de seu pedido de autorização nos EUA em 11 de outubro.

Um painel de consultores externos da FDA se reunirá para considerar esse pedido em 30 de novembro, e espera-se que o remédio esteja disponível este ano.

"Estamos nos movendo o mais rápido possível em nosso esforço para colocar este tratamento em potencial nas mãos dos pacientes, e estamos ansiosos para trabalhar com a FDA dos EUA em sua revisão do nosso pedido, juntamente com outras agências reguladoras em todo o mundo", disse o presidente-executivo da Pfizer, Albert Bourla, em um comunicado à imprensa.

O laboratório norte-americano disse que iniciou o processo de solicitação de autorização em vários países, incluindo o Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul, e planeja novos pedidos de autorização internacionais.

A Pfizer anunciou mais cedo nesta terça-feira que permitirá que fabricantes de genéricos distribuam seu medicamento em 95 países de baixa e média renda através de um acordo de licenciamento com o grupo internacional de saúde pública Grupo de Patentes de Medicamentos (MPP).

Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e acesse as notícias mais importantes do Brasil em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEstados Unidos (EUA)PandemiaPfizerRemédios

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado