Mundo

PF e polícia da Irlanda fazem operação conjunta contra tráfico internacional de pessoas

Organização criminosa é suspeita de explorar ao menos 70 mulheres desde 2017 e de movimentar recursos com fraudes e lavagem de dinheiro

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 3 de setembro de 2025 às 08h55.

A Polícia Federal, em conjunto com a polícia da Irlanda, deflagrou nesta quarta-feira, 3, a Operação Cassandra, que visa desarticular uma organização criminosa acusada de tráfico internacional de pessoas.

A ação tem apoio da Receita Federal, da Europol e da Garda National Protective Services Bureau, da Irlanda, que conduz simultaneamente a Operation Rhyolite contra o mesmo grupo no país.

De acordo com a PF, a investigação aponta que a organização criminosa atua desde 2017 e já teria explorado cerca de 70 mulheres, submetidas a rígido controle por parte do grupo. A estrutura criminosa também é acusada de praticar fraudes documentais, crimes contra o sistema financeiro nacional e contra a ordem tributária.

No Brasil, a operação mobilizou 120 policiais federais e sete servidores da Receita Federal, que cumpriram 5 mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. Além disso, a Justiça Federal decretou 13 medidas restritivas de direitos.

Os suspeitos poderão responder por organização criminosa, tráfico internacional de pessoas, rufianismo, lavagem de dinheiro, falsidade documental e crimes financeiros.

Acompanhe tudo sobre:Polícia FederalIrlandaCrime

Mais de Mundo

Venezuela avalia como 'positivo' Lula tentar mediar crise com EUA

Zelensky ordena ampliação de alcance dos ataques no território russo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região oeste da Turquia

Eleição trouxe 'calma econômica' para a Argentina, diz CEO da Flybondi