Mundo

Petrobras vê petróleo volátil no 1º semestre

José Sérgio Gabrielli diz que, "no longo prazo, nós trabalhamos com uma ampla faixa de 65 a 85 dólares (por barril)"

Gabrielli: "Muito do movimento no preço do petróleo vem do setor financeiro." (Divulgação)

Gabrielli: "Muito do movimento no preço do petróleo vem do setor financeiro." (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2011 às 11h00.

Davos - O preço do petróleo deve ficar muito volátil no primeiro semestre de 2011, disse neste sábado o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

"Acho que vamos enfrentar uma volatilidade muito grande no primeiro semestre do ano, e no segundo semestre nós vamos ver uma pequena acomodação do mercado. No longo prazo, nós trabalhamos com uma ampla faixa de 65 a 85 dólares (por barril)", disse Gabrielli à televisão Reuters Insider.

"Muito do movimento no preço do petróleo vem de fora do mercado de petróleo, muito mais do setor financeiro."

Na sexta-feira, o barril de petróleo subiu mais de 4 por cento nos Estados Unidos, para quase 90 dólares, em meio à preocupação com os protestos no Egito.

Gabrielli também disse esperar que a China mantenha um forte crescimento da demanda por petróleo, e se recusou a comentar se a Petrobras vai comprar a participação de 33 por cento da italiana Eni na portuguesa Galp.

O acordo daria à Petrobras uma participação maior nos campos de águas profundas na costa do Brasil e ajudaria a empresa a entrar no mercado europeu.

Gabrielli disse esperar que a produção de petróleo da Petrobras cresça cerca de 5 por cento neste ano e acrescentou que a companhia mantém operações em Cuba. Ele não comentou, no entanto, se a empresa vai abandonar os projetos "upstream" (exploração e produção) no país.

"Temos algumas operações em 'downstream' (refino e distribuição de derivados) e em 'upstream'. Estamos discutindo algumas operações em 'downstream'", disse.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoEnergia

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra