Mundo

Petrobras inicia obra para tratamento de gás em SP

O projeto de expansão da unidade prevê que o sistema terá capacidade para processar 20 milhões de metros cúbicos diários de gás natural

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de março de 2012 às 18h35.

São Paulo - A Petrobras iniciou neste mês as obras de ampliação e adequação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, no litoral de São Paulo. O projeto de expansão da unidade, revelado pela Agência Estado no final de 2010, prevê que o sistema terá capacidade para processar 20 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, um acréscimo de 2 milhões de metros cúbicos diários em relação ao projeto original encerrado no início do ano passado.

A adequação da unidade deverá estar concluída em 2014 e será conduzida pela empresa Schahin. Atualmente, a UTGCA processa 9 milhões de metros cúbicos diários e obtém produtos como gás liquefeito de petróleo (GLP) e C5, uma corrente líquida conseguida a partir do gás.

A unidade de tratamento recebe gás e condensado de três plataformas marítimas localizadas na Bacia de Santos, segundo a Petrobras. São os navios-plataforma FPSO Cidade de Santos, instalado no Polo Uruguá; o FPSO Cidade de Angra dos Reis, no Campo de Lula; e a plataforma de Mexilhão, que produz o gás e condensado em campo de mesmo nome, localizado em Caraguatatuba.

"O projeto de adequação e ampliação é necessário para que a unidade receba o gás com maior conteúdo de frações pesadas proveniente de outros campos localizados no pré-sal da Bacia de Santos", destacou a Petrobras em nota divulgada nesta quinta-feira. As atividades na região, principalmente no pré-sal, ainda estão em etapa inicial e por isso a Petrobras já prevê o aumento da vazão de gás natural.

Além de ampliar a capacidade de processamento da UTGCA, a Petrobras também estuda investimentos na infraestrutura local. No final do ano passado, o gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Santos da Petrobras, José Luiz Marcusso, afirmou à Agência Estado que a Petrobras planeja instalar dois dutos que permitam o transporte de GLP e outros hidrocarbonetos pesados a partir do litoral paulista. Os dutos devem estar concluídos entre meados de 2013 e o início de 2014.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGásGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Mundo

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês

Alemanha prepara lista de bunkers e abrigos diante do aumento das tensões com a Rússia

Relatório da Oxfam diz que 80% das mulheres na América Latina sofreram violência de gênero

Xi Jinping conclui agenda na América do Sul com foco em cooperação e parcerias estratégicas