Mundo

Petrobras conclui perfuração em Guará e confirma descoberta

Este é o terceiro poço perfurado na cessão onerosa, localizado ao sul do campo de Sapinhoá, em profundidade de 2,2 mil metros

Petrobras: a perfuração comprova óleo de boa qualidade, de 27 grau API no reservatório (Germano Lüders/EXAME)

Petrobras: a perfuração comprova óleo de boa qualidade, de 27 grau API no reservatório (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2012 às 10h21.

Rio de Janeiro - A Petrobras concluiu perfuração de um poço em Sul de Guará, no pré-sal da Bacia de Santos, área onde já havia anunciado descoberta, informou a petroleira nesta sexta-feira em comunicado ao mercado.

Trata-se do terceiro poço perfurado na cessão onerosa, localizado ao sul do campo de Sapinhoá, em profundidade de 2,2 mil metros, a uma distância de 320 km do litoral do estado de São Paulo.

A perfuração comprova óleo de boa qualidade, de 27 grau API no reservatório, abaixo da camada de sal, e atesta que está separado do campo de Sapinhoá.

"Foi identificada uma coluna de petróleo leve de cerca de 93 metros, com boas qualidades permoporosas (porosidade e permeabilidade) do reservatório", informa a companhia.

Em comunicado anterior, em junho, a Petrobras já havia informado que, de acordo com o contrato de cessão onerosa, tem o direito de produzir até 319 milhões de barris de óleo equivalente nessa área.

A cessão onerosa é o contrato fechado entre a estatal e o governo federal no qual a empresa pagou para explorar 5 bilhões de barris de petróleo que serão retirados de campos do pré-sal.

Em fevereiro, a Petrobras concluiu a perfuração do primeiro poço na cessão onerosa e comprovou a existência de um reservatório gigante na área exploratória de Franco, localizada no pré-sal da bacia de Santos.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCombustíveisEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergiaEstatais brasileirasIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoPré-sal

Mais de Mundo

Eleições na Irlanda: três partidos têm chance de vitória na disputa desta sexta

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia