Mundo

Petrobras é financiada em US$1 bi por bancos japoneses

A estatal informou que o financiamento terá como destino projetos de eficiência energética, que possibilitarão menos emissões de gases de efeito estufa


	Este é o primeiro financiamento de grande porte contratado pela Petrobras para esse tipo de projeto
 (Sergio Moraes/Reuters)

Este é o primeiro financiamento de grande porte contratado pela Petrobras para esse tipo de projeto (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 15h27.

Rio de Janeiro - A Petrobras assinou na sexta-feira um contrato em Tóquio para financiamento de até 1 bilhão de dólares com bancos japoneses, informou a companhia nesta segunda-feira.

O Japan Bank for International Cooperation (JBIC) será responsável pelo empréstimo de até 600 milhões de dólares do montante total e por prover garantias parciais aos outros 400 milhões de dólares, que serão emprestados pelo The Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ (BTMU).

Em nota à imprensa, a estatal informou que o financiamento terá como destino projetos de eficiência energética, que possibilitarão menos emissões de gases de efeito estufa.

Os recursos serão destinados ao projeto de cogeração de energia e vapor do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e ao programa de redução de queima de gás da bacia de Campos (RJ).

Este é o primeiro financiamento de grande porte contratado pela Petrobras para esse tipo de projeto.

A companhia informou ainda que também foi assinado um memorando de entendimento entre a estatal e o JBIC visando à identificação de futuras oportunidades de negócios.

"A Petrobras e JBIC construíram uma estreita relação de cooperação durante muitos anos, tendo já implementado uma série de operações em conjunto. Tanto a operação de financiamento quanto o Memorando de Entendimentos reforçarão ainda mais a relação entre as partes", disse a empresa em nota.

Acompanhe tudo sobre:BancosCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasFinançasFinanciamento de grandes empresasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto