Budapeste compete contra Paris e Los Angeles pelo direito de realizar os Jogos Olímpicos de 2024 (Hannah Gleghorn/Stock.xchng)
Reuters
Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 11h02.
Budapeste - Budapeste se aproximou nesta sexta-feira de uma possível retirada de sua candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2024, podendo afetar ainda as tentativas dos organizadores de encontrarem uma cidade para realizar o evento, após diversos cancelamentos de candidaturas.
O movimento político húngaro Momentum coletou mais de 200 mil assinaturas em petição contra a candidatura, levantando a possibilidade de um referendo, relatou o jornal Magyar Nemzet nesta sexta-feira.
O prefeito de Budapeste, Istvan Tarlos, disse durante entrevista coletiva que, caso um referendo contra a candidatura seja acionado, ele irá "considerar seriamente" uma proposta de retirada.
Budapeste compete contra Paris e Los Angeles pelo direito de realizar os Jogos, um evento cujos preços cresceram bruscamente nos últimos 20 anos.
Caso a cidade retire a candidatura, ela se junta a Hamburgo, Roma e Boston entre as cidades que abandonaram a tentativa.
Um porta-voz do Momentum se negou a comentar sobre a reportagem do jornal antes de entrevista coletiva planejada para esta sexta-feira. Funcionários do governo e organizadores da candidatura também se negaram a comentar.
O Momentum, criado por um grupo de estudantes nascidos por volta de 1989, quando o regime comunista do país caiu, irá terminar de coletar assinaturas ao final de uma campanha de um mês e enviá-las ao escritório eleitoral de Budapeste.
A autoridade então irá decidir se há número suficiente de assinaturas válidas coletadas para pedir um referendo.