Mundo

Petição desafia candidatura de Budapeste para Olimpíada de 2024

Movimento político húngaro Momentum coletou mais de 200 mil assinaturas em petição contra a candidatura

Budapeste compete contra Paris e Los Angeles pelo direito de realizar os Jogos Olímpicos de 2024 (Hannah Gleghorn/Stock.xchng)

Budapeste compete contra Paris e Los Angeles pelo direito de realizar os Jogos Olímpicos de 2024 (Hannah Gleghorn/Stock.xchng)

R

Reuters

Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 11h02.

Budapeste - Budapeste se aproximou nesta sexta-feira de uma possível retirada de sua candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2024, podendo afetar ainda as tentativas dos organizadores de encontrarem uma cidade para realizar o evento, após diversos cancelamentos de candidaturas.

O movimento político húngaro Momentum coletou mais de 200 mil assinaturas em petição contra a candidatura, levantando a possibilidade de um referendo, relatou o jornal Magyar Nemzet nesta sexta-feira.

O prefeito de Budapeste, Istvan Tarlos, disse durante entrevista coletiva que, caso um referendo contra a candidatura seja acionado, ele irá "considerar seriamente" uma proposta de retirada.

Budapeste compete contra Paris e Los Angeles pelo direito de realizar os Jogos, um evento cujos preços cresceram bruscamente nos últimos 20 anos.

Caso a cidade retire a candidatura, ela se junta a Hamburgo, Roma e Boston entre as cidades que abandonaram a tentativa.

Um porta-voz do Momentum se negou a comentar sobre a reportagem do jornal antes de entrevista coletiva planejada para esta sexta-feira. Funcionários do governo e organizadores da candidatura também se negaram a comentar.

O Momentum, criado por um grupo de estudantes nascidos por volta de 1989, quando o regime comunista do país caiu, irá terminar de coletar assinaturas ao final de uma campanha de um mês e enviá-las ao escritório eleitoral de Budapeste.

A autoridade então irá decidir se há número suficiente de assinaturas válidas coletadas para pedir um referendo.

Acompanhe tudo sobre:EsportesHungriaOlimpíadas

Mais de Mundo

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos