Mundo

Pesquisas negativas sobre veto "são notícias falsas", diz Trump

Várias pesquisas recentes apontam que a maioria dos americanos se opõe ao veto migratório ordenado por Trump no dia 27 de janeiro

Donald Trump: na última sexta-feira, um juiz federal bloqueou provisoriamente a ordem enquanto revisava a fundo o caso (Carlos Barria/Reuters)

Donald Trump: na última sexta-feira, um juiz federal bloqueou provisoriamente a ordem enquanto revisava a fundo o caso (Carlos Barria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 6 de fevereiro de 2017 às 14h11.

Washington- O presidente os Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que todas as "pesquisas negativas" sobre seu polêmico veto migratório a todos os refugiados e aos cidadãos de sete países de maioria muçulmana são "notícias falsas".

"Todas as pesquisas negativas são notícias falsas, assim como as pesquisas de "CNN", "ABC" e "NBC" na eleição. Desculpe, o povo quer segurança fronteiriça e fiscalização extrema", disse Trump em sua conta pessoal no Twitter.

Várias pesquisas recentes apontam que a maioria dos americanos se opõe ao veto migratório ordenado por Trump no dia 27 de janeiro, que impede temporariamente a entrada nos EUA de refugiados do mundo todo e dos cidadãos da Líbia, Sudão, Somália, Síria, Iraque, Irã e Iêmen.

Na última sexta-feira, o juiz federal James Robart bloqueou provisoriamente a ordem de Trump enquanto revisava a fundo o caso.

No sábado à noite, o governo de Trump apresentou um pedido a uma corte de apelações para que restaurasse o veto, mas foi rejeitado horas depois.

Em outro tweet também publicado hoje, Trump parece responder a várias especulações sobre a enorme influência que Steve Bannon, seu chefe de estratégia, tem sobre ele e na Casa Blanca.

"Eu estou no comando", afirma Trump no tweet, no qual também acusou a mídia de mentir sobre ele.

Bannon presidiu o "Breibart News", um conglomerado digital transformado em alto-falante do nacionalismo e da alt-right (nova extrema-direita) americana, e foi chamado pelo jornal "The New York Times" de "o presidente de fato" e pela revista "Time" de "grande manipulador" por sua onipresença nas decisões mais audazes e polêmicas tomadas por Trump.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)ImigraçãoJornais

Mais de Mundo

Três ministros renunciam ao governo de Netanyahu em protesto a acordo de cessar-fogo em Gaza

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso