Mundo

Pesquisas mostram favoritismo de Chávez

A brecha entre os candidatos aumentou 3,2 pontos, com 48,9% para Capriles e 45,7% para Chávez


	A empresa International Consulting Services (ICS) deu a vantagem mais ampla do governante venezuelano
 (Juan Barreto/AFP)

A empresa International Consulting Services (ICS) deu a vantagem mais ampla do governante venezuelano (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2012 às 21h55.

Caracas - A pouco mais de uma semana para as eleições presidenciais na Venezuela, os resultados das enquetes mostram um panorama díspar, mas quase sempre favorável ao atual presidente, Hugo Chávez, sobre o líder unitário da oposição, Henrique Capriles.

Com várias pesquisas dando uma vantagem de entre 2% e 19% a Chávez, e outras oferecendo melhores resultados a Capriles, que em todos os estudos sem exceção, experimenta um impressionante progresso nos últimos dias, os indecisos e a abstenção despontam como fator determinante no pleito do dia 7 de outubro.

A empresa International Consulting Services (ICS) deu a vantagem mais ampla do governante venezuelano frente a seu rival político indicando que Chávez conta com intenções de voto de 55,1% frente a 35,4% de Capriles.

Por sua parte, o IVAD indicou que o chefe de Estado conta com 50,3% enquanto o candidato opositor tem 32,2%, enquanto a pesquisa da Datanálisis apontou que Chávez está dez pontos percentuais acima de Capriles (49,4% contra 39%).

Hoje mesmo o instituto Hinterlaces revelou que o presidente mantém um apoio de 50% frente a 34% de Capriles, que, no entanto, subiu dois pontos em intenções de voto em relação a um estudo divulgado no início deste mês.

Por sua parte, a empresa Consultores 21 indicou que as intenções de voto a favor de Capriles são de 46,5%, enquanto o atual governante tem 45,7%.

A empresa acrescentou que ao fazer uma simulação do voto secreto entre os consultados, a brecha entre os candidatos aumentou 3,2 pontos, com 48,9% para Capriles e 45,7% para Chávez.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado