Mundo

Pesquisas indicam Partido Republicano com vantagem em eleição legislativa nos EUA

Segundo estimativa, os republicanos têm 80% de chance de assumir a Câmara, assegurando entre 214 e 246 lugares

Donald Trump: Pesquisas indicam Partido Republicano com vantagem em eleição legislativa nos EUA (Ralph Freso/Getty Images)

Donald Trump: Pesquisas indicam Partido Republicano com vantagem em eleição legislativa nos EUA (Ralph Freso/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de novembro de 2022 às 11h14.

Última atualização em 7 de novembro de 2022 às 11h25.

Simulação feita pelo agregador de pesquisa FiveThirtyEight mostra que o Partido Republicano está em vantagem nas eleições de meio de mandato tanto para a Câmara dos Representantes quanto para o Senado. O levantamento simulou a eleição 40 mil vezes para ver qual partido ganharia as eleições com mais frequência.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Segundo o site, os republicanos têm 80% de chance de assumir a Câmara, assegurando entre 214 e 246 lugares, o que representaria mais da metade das 435 vagas da instituição. Na amostra analisada, o partido vence os democratas em 82% dos cenários.

Já para o Senado dos EUA, os republicanos têm 54% de chance de ganharem maioria, com 80% de chance de assegurar entre 48 e 54 lugares, de um total de 100 vagas.

A pesquisa indica que as duas melhores oportunidades para os republicanos são nos estados de Nevada e Geórgia, mas os candidatos democratas mantêm vantagem no Arizona e em New Hampshire.

Os resultados estão de acordo com análises que sugerem a possibilidade de uma "onda vermelha" (cor do Partido Republicano) no Congresso americano.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Partido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'