Mundo

Pesquisa online aponta vantagem à independência da Escócia

Pesquisa na web de blogueiro independente mostrou a campanha pró-independência à frente, com o apoio de 53,9 por cento dos eleitores

Escócia: pesquisas tem indicado mudança a favor da independência do país (Russell Cheyne/Reuters)

Escócia: pesquisas tem indicado mudança a favor da independência do país (Russell Cheyne/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 08h56.

Londres - A libra esterlina voltou a cair nesta quarta-feira em relação ao dólar e ao euro, fato atribuído no mercado financeiro a uma pesquisa online sobre a independência da Escócia que apontou uma forte vantagem para o "sim".

As conversas entre os negociantes no mercado se voltava para outra pesquisa que seria divulgada nesta quarta-feira pela agência Survation para o Daily Record. A agência disse no Twitter que esses resultados seriam "muito interessantes".

A pesquisa na web conduzida por um blogueiro independente mostrou a campanha pró-independência à frente, com o apoio de 53,9 por cento dos eleitores enquanto os que pretendiam votar "não" representavam 46,1 por cento.

"Isso se encaixa com a recente tendência que temos visto nas pesquisas, de uma mudança em favor do 'sim'", disse Ian Stannard, chefe de estratégia de câmbio europeu do Morgan Stanley.

É provável que haja muitas outras pesquisas não checadas até o referendo em 18 de setembro, o que poderia levar a uma queda ainda maior da libra esterlina, disse Standard.

Acompanhe tudo sobre:EscóciaEuropaPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA