Mundo

Pesquisa mostra rejeição de eleitores de NY a Hillary

Com 51% de rejeição entre os eleitores de NY e 46% de aprovação, é a primeira vez em que Hillary tem problemas com os eleitores do estado que representa


	Hillary Clinton: sua popularidade chegou a cair 21 pontos em dois meses, explicou Steven Greenberg, responsável pela pesquisa
 (Shannon Stapleton/Reuters)

Hillary Clinton: sua popularidade chegou a cair 21 pontos em dois meses, explicou Steven Greenberg, responsável pela pesquisa (Shannon Stapleton/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2015 às 13h23.

Nova York - Pela primeira vez mais da metade dos nova-iorquinos tem uma opinião desfavorável sobre Hillary Clinton, a pré-candidata democrata à Casa Branca e favorita à indicação do partido, mostrou uma pesquisa do Sienna College divulgada nesta segunda-feira.

Com 51% de rejeição entre os eleitores registrados pelo estado de Nova York e 46% de aprovação, "e a primeira vez em que Hillary Clinton tem problemas com os eleitores do estado que representa. Sua popularidade chegou a cair 21 pontos em dois meses", explicou Steven Greenberg, responsável pela pesquisa.

Em uma pesquisa publicada pelo Sienna College em julho, a ex- secretária de Estado tinha o apoio de 56% dos eleitores e 40% de rejeição.

Apesar da queda de sua popularidade nos últimos dois meses, causada em grande parte pela polêmica em torno do uso de seu e-mail privado para as fgunções de secretária de Estado, Hillary continua a ser, ainda, a pré-candidata democrata com mais apoios entre os eleitores do estado de Nova York.

De acordo com a pesquisa, 45% apoiariam a ex-primeira-dama nas primárias do partido, 24% optaria pelo vice-presidente, Joseph Biden, e 23% pelo senador Bernie Sanders.

Além disso, Hillary continua a ser muito popular entre os democratas, com 70% de apoios, mas 87% dos republicanos e 65% dos independentes têm uma opinião desfavorável dela.

Entre os aspirantes republicanos, o empresário Donald Trump continua a liderar as preferências dos eleitores no estado de Nova York, com 34%.

Atrás dele estão o neurocirurgião Ben Carson, com 14%, e o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, com 11%, segundo a mesma pesquisa.

Foram entrevistados por telefone 817 eleitores registrados no estado de Nova York entre os dias 14 e 17 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasHillary ClintonMetrópoles globaisNova YorkPolíticos

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique